O efeito dos jogos competitivos e coperativos na qualidade de vida dos idosos:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO















O EFEITO DOS JOGOS COMPETITIVOS E COPERATIVOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS:



Portfólio do Estágio Profissional Curricular I



Wanessa Bianchi











PORTO ALEGRE

2012

WANESSA BIANCHI












O EFEITO DOS JOGOS COMPETITIVOS ECOPERATIVOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS:



Portfólio do Estágio Profissional Curricular I









Trabalho de graduação apresentado à Disciplina Estágio Profissional Curricular I do Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista, do IPA, como requisito parcial para a obtenção de nota.



Professor: PauloRafael Brum Pedroso





PORTO ALEGRE

2012





SUMARIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 CAMPO DE ESTÁGIO 5
2.2 TEMA DE APROFUNDAMENTO 5
2.2.1 Atividade física na terceira idade 5
2.2.2 Competição e cooperação 7
2.2.3 Competição na terceira idade 8
2.2.4 Efeitos da competição 8
3 PLANEJAMENTO 10
3.1 PLANO GERAL 10
3.2 DIÁRIOS DE CAMPO 10
4 AVALIAÇÃO 15
4.1AVALIAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 15
4.2 AVALIAÇÃO DA SUPERVISÃO ACADÊMICA 15
4.3 AVALIAÇÃO DA SUPERVISÃO LOCAL 15
5 CONCLUSÃO 17
6 REFERÊNCIAS 18





1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo principal relatar como foi a vivência acadêmica e pedagógica de Estágio Curricular I adquirida no Parque Ararigbóia.
Atualmente um centro de esporte, lazer e saúde. O local foifundado em fevereiro de 1942 por um empreiteiro chamado Arino Bernardino de Souza, e em 1952 a Prefeitura Municipal oficializou sua criação por Decreto. Contudo somente em 1953 é que foi batizado como Parque Ararigbóia, em homenagem ao cacique índio que ajudou os portugueses a expulsar os invasores franceses do Rio de Janeiro.
O parque é presidido pelo geólogo aposentado Hervè Paschoto Sacilotoque residia nas proximidades. À princípio o local estava em mal estado geral e quase abandonado. Com esta situação, Hervè dedicou-se e empenhou-se à sua reestruturação.
O Parque Ararigbóia, já tinha com muitos anos de história, mas estava sendo muito mal aproveitado e não integrava a comunidade à sua volta. Havia um barracão de tijolos e uma cancha de bocha. A turma do futebol tinha seupresidente e o da bocha um outro.
Hervè integrou os dois grupos, conseguindo, desta forma, elegeu-se a presidente da Associação Comunitária, que foi fundada em 1980.
À princípio, as ações desenvolvidas no Parque se restringiam ao futebol e à bocha. Com o passar dos anos foram introduzidas às atividades de voleibol e ginástica. Em 1995, a comunidade do Parque Ararigbóia inaugurou oGinásio Arino Bernardino da Silva através do Orçamento Participativo. A partir dessa conquista foram introduzidas novas atividades como a musculação, a yoga, a dança, os jogos adaptados, a ginástica artística e as escolinhas esportivas.
Neste trabalho irei apresentar a importância da cooperação nos jogos adaptados para idosos e qual nível de competição é considerado saudável nestas atividades.2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio Profissional Curricular I foi realizado na Associação Comunitária do Parque Ararigbóia, situado na Rua Saicã no 06, esquina com Rua Felizardo Furtado, no bairro Jardim Botânico em Porto Alegre.
O Parque desenvolve atividades para todas as idades, contemplando várias modalidades tais como: voleibol, futsal, futebol decampo, alongamento, dança, jogos adaptados para iniciantes e para veteranos, ginásticas, yoga, bocha, ginástica artística e musculação.
O Parque é coordenado pelo professor Luiz Eduardo Gabech Oliveira e também ministrado por mais sete professores.
O estágio profissional teve como principal atividade o câmbio para Terceira Idade, que é um voleibol adaptado, com alunos entre 50 e 83...
tracking img