Plano de contas para uma pequena empresa comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE GUARAPUAVA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COÊSÃO E COÊRÊNCIA

GUARAPUAVA – PR
09/2012

FACULDADE GUARAPUAVA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COESÃO E COERÊNCIA

TRABALHO DE LINGUA PORTUGUESA CONFORME SOLICITAÇÃO DA PROFESSORA RITA DE CÁSSIA LIMA RAMOS. PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE GUARAPUAVA.PROFESSORA: RITA DE CÁSSIA LIMA RAMOS |

GUARAPUAVA – PR09/2012
RESUMO
A coesão é uma conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos textos e verificamos que as palavras, frases e os parágrafos que estão entrelaçados um dando continuidade ao outro. Assim podemos dizer que a coesão depende de elementos para determinar a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Já com a coerência podemosverificar a ordenação das ideias e dos argumentos utilizados nos textos, também com a coerência sempre depende da coesão.

INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo de falar sobre coesão e coerência do curso de ciências contábeis da Faculdade Guarapuava, para mostrar a importância do papel de cada um desses mecanismos não só para a leitura e a compreensão de textos como também para suaprodução. Pois a coerência manifesta em grande parte dos níveis de vários textos, que é o resultado da possibilidade de se estabelecer alguma forma de relação entre os elementos do texto. Já a coesão, manifesta em todos os textos que referem se ao modo de vocábulos.
Definição de Coesão e Coerência:
Coesão:
É a ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as própriasfrases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente.
Coerência
Está relacionada em respeito da ordenação das ideias e dos argumentos. A coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência.
Exemplos de algunselementos da coesão:
Elementos conectores – Conjunções e Locuções
É extremamente importante, para que se penetre no texto, uma noção segura dos recursos de que a língua dispõe para estabelecer a coesão textual.
Aliás, esse termo é ainda mais amplo: qualquer vínculo estabelecido entre as palavras, as orações, os períodos ou os parágrafos podemos chamar de coesão.
Toda palavra ou expressão que serefere a coisas passadas no texto, ou mesmo às que ainda virão, são elementos conectores. Os termos a que eles se referem podem ser chamados de referentes. Muita atenção, pois, com os conectores. Abaixo, veja um elemento responsável pela coesão textual:
Conjunções e locuções conjuntivas
Conjunção é a palavra que liga duas orações ou, em poucos casos, dois elementos de mesma natureza. Pode-seentender também como a palavra que introduz uma oração, que pode ser coordenada ou subordinada. É sumamente importante para a interpretação e a compreensão de textos o conhecimento das conjunções e locuções correspondentes. Chamaremos a todas, simplesmente, conjunções.

Da mesma forma que as preposições, as conjunções não têm referentes propriamente ditos. Cumpre reconhecer o valor de cada uma,para que se entenda o sentido das orações em português e, consequentemente, do texto em que elas aparecem.

Conjunções coordenativas
São as que iniciam orações coordenadas. Podem ser:

1) Aditivas: estabelecem uma adição, somam coisas ou orações de mesmo valor.
Principais conjunções: e, nem, mas também, como também, senão também,
como, bem como, quanto.

Exemplo: Não somente lavou, comotambém escovou os cães.

2) Adversativas: estabelecem ideias opostas, contrastantes.
Principais conjunções: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, que.

Exemplo: Chegamos com os alimentos, no entanto não estavam com fome.

3) Conclusivas: estabelecem conclusões a partir do que foi dito inicialmente. Principais conjunções: logo, portanto, por...
tracking img