Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram a Pluralidade Cultural como um dos temas transversais. Uma das definições da UNESCO sobre diversidade cultural é “o próprio reflexo da necessidadeabrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa como um todo renovar-se e sobreviver”. Pois cada pessoa tem suas características próprias, e procura agrupar-se com aquelesque melhor se identifica. O Brasil se tornou uma síntese intercultural, devido a influencia da colonização, dos vários grupos de imigrantes que recebeu, além das diferenças culturais entre as regiõessul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste, devido ao tamanho do território nacional. Cada grupo cultural identifica-se pela língua, religião, dança, culinária, a arte, a moral, a lei, costumes ehábitos.
Temos os movimentos étnicos como os indígenas, afro-brasileiros; de gênero com os homossexuais e o movimento das mulheres; os de gerações com os meninos de rua e a terceira idade, e dasdiferenças físicas com os cegos e principalmente os surdos por serem usuários de outra Língua ou necessitarem de uma comunicação diferenciada.
Mediante a globalização precisamos zelar pela INTERCULTURA que éintegrar diferentes culturas, respeitando o direito à igualdade de dignidade e de oportunidades de todas, sem anular nenhuma delas.
Bhabha (1998: 63 e ss), refere-se à cultura como um objeto doconhecimento empírico, reconhecendo conteúdos e costumes culturais pré-dados. Paulo Freire já visava promover a educação de adultos com base na sua cultura. Quando partimos do conhecimento já adquiridopelo aluno, através de sua cultura, a aprendizagem acontece de maneira bem mais significativa.
Gilberto Ferreira da Silva (2002), em um de seus trabalhos percebeu que a escola é um dos ambientes emque mais ocorre discriminação, por outro lado é onde se pode trabalhar a interação e a acolhida do diferente de forma invisível, mediante o diálogo e o encontro, desencadeados pelo conflito...
tracking img