o educador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O EDUCADOR E A MORALIDADE INFANTIL, UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA

(TELMA PILEGGI VINHA)

O que fazer quando a criança não cumpre a regra ou quando nos vemos diante de uma atitude indesejável de suaparte? O que fazer quando for necessário tomar uma atitude?
Piaget concebe o conflito, tanto o que ocorre no interior do sujeito como os conflitos entre os indivíduos, como necessário aodesenvolvimento.
Enfatizou o importante papel dos conflitos interpessoais como facilitadores do conflito interno pelo qual um indivíduo começa a levar em conta outros pontos de vista. Segundoesse ponto de vista, no processo de resolução dos conflitos é necessário operar em termos de sentimentos, perspectivas e idéias de uma outra pessoa, portanto, essa resolução é co-operativa, segundoPiaget.
Geralmente os conflitos são vistos como negativos, perniciosos. O professor não vê a possibilidade do crescimento moral através daquela situação ao contrário do professor construtivista quereconhece que os conflitos vivenciados pelas crianças não lhe pertencem e, portanto não cabe a ele resolvê-lo. O papel do professor é atuar como mediador, ajudando as crianças a desenvolver estratégias denegociação A escola deve ajudar a criança a controlar seus impulsos, tornado-as aptas para refletirem nas conseqüências de seus atos. A interação com colegas em uma sala de aula construtivista e aresolução de conflitos interpessoais, não ocorrem “sem um considerável apoio e auxilio por parte do professor”.
. A postura do professor fará grande diferença devido às características dedesenvolvimento das crianças, pois elas possuem ainda capacidades limitadas para conter seus impulsos, resolver os problemas ou coordenar pontos de vistas divergentes. O professor deve desenvolver habilidadesconstrutivistas para lidar com as “brigas” que ocorrem nas escolas entre as crianças, pois a intervenção descuidada do adulto só faz com que as crianças tentem esconder os conflitos.
É comum em...
tracking img