O direito do trabalho e a realidade da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Direito do Trabalho e a Realidade da Contabilidade
















O Direito do Trabalho e a Realidade da Contabilidade



Trabalho apresentado a Faculdade como requisito na disciplina de Direito do Trabalho, professor e orientador,.





MAR/2011

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4

1. A RELAÇÃO DO CONTADOR
E O DIRRITO DO TRABALHO 5

1.1 O DIREITO DOTRABALHO E A CONTABILIDADE 5

2. O DIREITO DO TRABALHO E
A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A
ATIVIDADE PROFISSIONAL DO CONTADOR 6

2.1 ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS
PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 6
2.2 O DIRITO NA ATUAÇÃO DO CONTADOR 7

3. AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO
CONTADOR FRENTE ÁS OPÇÕES
PROPORCIONADAS PELO DIREITO 8

4. A CAPACITAÇÃO ACADÊMICA
DOCONTADOR FRENTE Á ATUAL REALIDADE
EM QUE SE INSERE A CONTABILIDADE 9

4.1 AS GRANDES MUDANÇAS
NO MERCADO DE TRABALHO 10
4.2 A QUETÃO ÉTICA 10
4.3 PERSPECTIVAS DA CONTABILIDADE 10
4.4 O PERFIL DO CONTADOR NOS DIAS 11
4.5 O ENSINO DA CONTABILIDADE 11

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14



INTRODUÇÃO
O direito é uma das ciências que temgrande importância na área da contabilidade, a qual é inquestionável ao fato que o profissional contábil, na pratica, deve saber aplicar devidamente os dispositivos que compõem as normas jurídicas, especialmente os comandos descritos nas legislações tributárias, trabalhista, previdenciária, financeira e empresarial, entre outras, para poder desempenhar a sua nobre missão.
Nenhuma disciplina,dentre as inúmeras que constituem a formação do ensino superior da Contabilidade, tem contribuído tanto para o seu desenvolvimento científico como a do Direito, especialmente quando apreciado em suas diversas áreas de especialização.
Estaremos aqui assim, abordando alguns aspectos referentes à relação do contador e o direito do trabalho, o qual abrange um conjunto de normas e princípios queregulamentam o relacionamento entre empregado e empregadores, visando à melhoria das condições da força de trabalho na ordem socioeconômica. Alem de descrever as áreas praticas em que o direito do trabalho contribui para a atividade profissional do contador e a sua atuação frente às opções proporcionadas pelo direito.
È importante, ainda, conhecer a realidade da contabilidade e a formação acadêmicaproporcionada pelas instituições, para que possamos detectar o que estamos vivenciando atualmente, permitindo um posicionamento critico em relação ao perfil contábil e o mercado de trabalho, que está em constante transformação, das quais devemos estar atentos e preparados.








1. A RELAÇÃO DO CONTADOR E O DIREITO DO TRABALHO
Nenhuma disciplina, dentre as inúmeras que constituem a formaçãodo ensino superior da Contabilidade, tem contribuído tanto para o seu desenvolvimento científico como a do Direito, objetivamente considerado, especialmente quando apreciado em suas diversas áreas de especialização.
A influência do direito na formação cientifica do contador é inquestionável, pelo fato que este precisa saber aplicar devidamente os elementos que compõem as normas jurídicas,especialmente os comandos descritos nas legislações tributaria, trabalhistas, previdenciária, financeira e empresarial, entre outras, para poder exercer a sua profissão adequadamente dentro das normas e leis.
Assim, para podermos entender a relação do contador com a área do direito do trabalho é preciso conhecer as diretrizes desse mesmo e a sua influencia na área da contabilidade.

1.1 O DIREITO DOTRABALHO E A CONTABILIDADE
O Direito do Trabalho é o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho em sua estrutura e atividade.
De natureza privada (referentes ao contrato de trabalho) e publico (referente...
tracking img