O direito da personalidade e o direito do trabalho.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O DIREITO DA PERSONALIDADE E O DIREITO DO TRABALHO.



HAINZENREDER, Eugenio Junior. Os Direitos da personalidade e o Direito do trabalho. Texto publicado na 21ºedição do jornal Estado de Direito. HTTP://www.estadodedireito.com.br\2010\02\04\os-direitos-da-personalidade-e-o-direito-do-trabalho\.



De acordo com Eugênio émuito importante o estudo dos direitos da personalidade tanto no direito constitucional e civil, quanto no direito do trabalho, isto porque, se tratando de direitosfundamentais, destinam-se à concretização da dignidade da pessoa humana e por isso são aplicáveis a qualquer relação jurídica. Os direitos da personalidade se manifestam devarias formas e podemos citar o direito à integridade física, o direito à integridade intelectual e o direito à integridade moral, como exemplos. Ao lado da dignidade dapessoa humana o valor social do trabalho também se trata de base fundamental do Estado democrático de Direito. Também se pode mencionar a proteção aos direitos dapersonalidade do empregado, da mesma forma pode-se referir em relação a CLT normas e proteção á honra e à imagem do empregado.A Constituição Federal por se tratar de fonteformal de maior hierarquia no ordenamento jurídico brasileiro irradia todas as suas normas tutelares sobre os demais ramos do direito, razão pela qual o contrato detrabalho jamais poderá constituir uma limitação aos direitos da personalidade do empregado.




HAINZENREDER, Eugenio Junior. Os Direitos da personalidade e o Direito dotrabalho. Texto publicado na 21º edição do jornal Estado de Direito. HTTP://www.estadodedireito.com.br\2010\02\04\os-direitos-da-personalidade-e-o-direito-do-trabalho\.
tracking img