O destino(o mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESTINO
...o advinho tenta advinhar algo que na verdade não dá para advinhar...
Vemos que o “advinho” tenta advinhar o que de fato não pode ser advinhado. Isto é típico da arte de prever ofuturo. E justamente porque é tão vago aquilo que essa pessoas “pré-vêêm”, em geral é muito díficil rebater o que o advinho diz.
Os gregos acreditavam que o famoso oráculo de Delfos era capazde lhes dizer certas coisas sobre seu destino. Em Delfos, o deus do orácuo era Apolo.[...] (p.66)
Dessa forma, os gregos podiam se valer da sabedoria de Apolo, que, para eles, era o deus quesabia de tudo, tanto do passado quento do futuro.
No templo de Delfos havia uma famosa inscrição: CONHECE-TE A TI MESMO! E ela ficava ali parada para lembrar aos homens que eles não passavam demeros mortais e que nenhum homem pode fugir de seu destino.
Para os antigos gregos, não apenas a vida dos indivíduos era determinada pelo destino. Eles achavam que todo o desenrolar da históriado mundo era também determinado pelo destino. Assim, os gregos acreditavam, por exemplo, que o desfecho de uma guerra deveria ser atribuído a uma intervenção divina. Ainda hoje, muitas pessoasacreditam que os acontecimentos históricos são governados por Deus outras forças místicas. (p.67)
Enquanto os filósofos gregos enveredaram por um caminho de reflexão absolutamente novo, surgiutambém uma ciência médica grega, cujo objetivo era buscar explicações naturais para a saúde e doença. Supõe-se que essa ciência médica grega foi fundada por Hipócrates[...]
De acordo com atradição médica de Hipócrates, os meios mais eficazes para previnir doenças eram a moderação e um modo de vida saúdavel. Por conseguinte, a saúde seria o estado natural do homem. Quando a doençaaparece, isto significa que a natureza “saiu dos trilhos” devido a um desequilíbrio corporal ou anímico. O caminho para saúde do homem está na moderação, na harmonia e “na mente sã e corpo são”....
tracking img