O desenvolvimento intelectual segundo piaget e o desenvolvimento psicossexual segundo freud, com as fases do desenvolvimento.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento intelectual segundo Piaget e o desenvolvimento psicossexual segundo Freud, com as fases do desenvolvimento.

O desenvolvimento intelectual segundo Piaget:

Piaget estavainteressando em como o conhecimento é construído, e desta forma se baseia na teoria de um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do individuo. As crianças adquirem uma forma rápida de sedesenvolver no social, mediante a construção pessoal desse conhecimento. A criança evolui em etapas relativamente bem definidas. Piaget percebeu que não é uma diferença de grau, mas da própria formade pensar. As habilidades cognitivas das crianças são diferentes das dos adultos, tendo mudança em estágios específicos.
Os estágios foram definidos como:
- Sensório-motor (0 a 2 anos);
A partirdos reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. Exemplo o bebê pega o que está em sua mão.
- Pré-operatório (2 a 7,8 anos);
Nestafase que surge na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, esta substituição é possível, graças à função simbólica. Exemplo ao mostrar a criança, duasbolinhas de massas iguais sendo uma delas de forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes.
- Operatório-concreto (8 a 11 anos);
Neste estágio acriança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Exemplo: despeja-se a água de dois coposem outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. E resposta é afirmativa uma vez que a criança já deferência aspectos e é capaz de “refazer” a ação.
-Lógico-formal (11 a 15 anos).
Neste período as crianças alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento. Não se limita mais à representação imediata e nem às relações previamente existentes. Ela...
tracking img