O desenvolvimento emocional na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Desenvolvimento Emocional na Adolescência
Nosso organismo é permeável às impressões psicológicas e físicas. É o palco de experiências cotidianas que vai se moldando conforme o que é emocionalmente vivido ao longo da história de uma pessoa. Existiram épocas em que o dualismo de Descartes no século XVIII postulava que as funções mentais eram separadas do corpo, vistas como entidades isoladas,sem qualquer ligação. Com o advento de novos estudos, essa hipótese foi desconsiderada quando definitivamente ficou provado que o corpo e a mente influenciam-se mutuamente (Damásio, 1994). Daí, as diferentes posturas corporais encontradas nas pessoas, onde cada um possui uma forma muito particular e pessoal de ser e de agir, comportamento esse definido por Reich (1995) de caráter. Impiedosoadversário do dualismo cartesiano, Reich (1995) percebeu que o corpo retinha todos os conflitos emocionais e possuía uma linguagem própria, comunicada através de gestos, postura, tom de voz, movimentos, vestimentas, etc.
Optou, então, por acreditar mais no que via do que no que ouvia e passou a ler no corpo de seus pacientes as angústias, ansiedades, medos, desejos e repressões, encontrando a chave paraa compreensão dos mecanismos psíquicos e das defesas com a qual a psicanálise ortodoxa se debatia na época. Concluiu que a resistência estava diretamente ligada ao caráter e assim, substituiu o método tradicional da análise do sintoma pela análise do caráter. O conceito de caráter é muito antigo e pode ser definido como “a expressão do funcionamento do indivíduo tanto no âmbito psíquico quanto nosomático” (Lowen, 1977, p. 118). Segundo Reich (1995) a formação do caráter nada mais é do que produto do choque entre os impulsos naturais da criança e as frustrações impostas a ela durante as etapas do desenvolvimento por uma educação moralista e repressora.
As etapas do desenvolvimento emocional pelas quais uma criança passa desde a sua concepção, representam momentos de passagem que induzemà incorporação de experiências vividas e determinam a entrada e a saída de uma etapa à etapa sucessiva. Cada uma dessas etapas é caracterizada por fenômenos específicos que desde o início trazem consigo, na bagagem genética da célula, valores biofisiológicos, emocionais - afetivos e intelectivos, que serão transmitidos para todas as demais células do corpo durante todo o processo dedesenvolvimento. Ao se completarem as etapas do desenvolvimento emocional, na adolescência, o que sucede é o estabelecimento definitivo do caráter que é a forma do indivíduo agir e reagir perante todas as situações que o mundo lhe impõe (Reich, 1995). Existem várias situações decorrentes do estresse sofrido pela mãe e/ou pela criança que podem comprometer cada etapa do desenvolvimento.
Isso não significa,porém, que todas as crianças que passam pelas mesmas situações terão os mesmos comprometimentos, porque tudo irá depender da intensidade do estresse, da frequência e de vários outros fatores. Da mesma forma que cada criança tem também um funcionamento fisiológico próprio, tem uma resistência ao estresse que é particular, só dela. Umas são mais resistentes e outras menos. Se a criança passar por todasas etapas sem sofrer comprometimentos entre seus impulsos naturais, será capaz de chegar ao que Reich (1995) denominou de caráter genital, auto - regulado, sem bloqueios. No entanto, se os impulsos dessa criança forem frustrados, reprimidos de forma severa, sua energia permanecerá fixada na etapa em que o estresse ocorrer, propiciando o aparecimento de um traço de caráter neurótico. Portanto, é obloqueio na etapa do desenvolvimento que define o tipo de caráter de uma pessoa. Vejamos como isso acontece.

  A primeira etapa: tem seu início na fecundação e término no momento do nascimento e recebe o nome de etapa de sustentação (Volpi; Volpi, 2002). O útero é o primeiro ambiente em que se encontra o bebê durante seu desenvolvimento emocional, onde o contato se dá com a mãe por meio de...
tracking img