Adolescencia Desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Foram várias as definições e perspetivas do conceito de “ Adolescência”, desde uma perspetiva biológica onde se defendia que “a adolescência é um período marcado por grandes mudanças fisiológicas, um período turbulento, com sentimentos contraditórios” (Stanley Hall, 1904, citado por Martins, 2006). Outra perspetiva utilizada para definir “Adolescência” é uma perspetiva sociocultural “ AAdolescência é uma fase agradável da vida em que gradualmente somos introduzidos na vida e responsabilidades dos adultos” (Margaret Mead,1928, citado por Nunes, 2013).
Há quem considere a Adolescência uma fase negativa porque, segundo alguns autores como Anna Freud e Stanley Hall, “é um período frequente de conflitos familiares e de intensos problemas emocionais e de comportamento” (Olívia, 2003), e éum período de tempestades emocionais e stresse. Por outro lado, há autores que se têm uma visão positiva pois segundos eles “ é um período experienciado de uma forma tranquila e sem dificuldades especiais” (Olívia, 2003).
As perspetivas atuais de “Adolescência” não diferem muito das anteriormente defendidas, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a adolescência é uma etapa de vida queocorre dos 12 anos aos 19, constituindo uma transição no desenvolvimento pois já não se é criança mas também ainda não tem o estatuto de adulto. De acordo com “A adolescência não existe”, a Adolescência não é uma etapa de desenvolvimento positivo pois segundo Huerre em 1997, é algo que tem um papel de doença e associado ao pensamento de Adolescência vem à ideia doenças como a SIDA, o suicídio, atoxicodependência. Adolescência para o povo ocidental é algo que é produto do nosso século e é caracterizado pelo enquadramento de um contexto escolar ou aprendizagem profissional, a dependência dos pais, a transição de um processo de vinculação à família para um processo de vinculação social, estabelecimento de contactos amorosos, é caracterizado também pela inserção numa cultura de adolescentes,onde os hábitos são mais comuns, os estilos de vida e as preocupações próprias.
Em suma, podemos então definir adolescência como um período psicobiológico que se prolonga vários anos e que se caracteriza pela transição entre a infância e a idade adulta, que implica mudanças físicas, psicobiológicas e o assumir de novos papéis.

2. A adolescência nem sempre existiu como um período específico dedesenvolvimento onde era necessário ter uma atenção especial, reconhecia-se apenas a puberdade como um momento de desenvolvimento onde ocorrem as maiores mudanças físicas: crescimento dos pelos, crescimento de algumas partes do corpo, como no caso das mulheres os seios, aumento do peso, espinhas, mudança de voz, e, principalmente, as características que indicam o amadurecimento sexual: a ovulação e aespermatogênese. A permanência do adolescente na escola retardou a transição entre a infância e o sermos adultos, formando-se uma nova fase de desenvolvimento com características próprias, tendo como particularidade o adiamento de assumir responsabilidades adultas. Sendo assim, este período tornou-se solidamente institucionalizado como um período de mudanças, de conflitos, onde não se é maiscriança, mas ainda não se é adulto; tendo sido representado, na nossa cultura, como um período de imaturidade, sendo que nesta visão é um produto de uma determinada organização social e cultural, porque o facto de frequentarmos ainda a escola depende da nossa cultura e ambiente social a que estamos inseridos. É importante considerar importância do meio sócio-cultural na determinação das manifestações dosadolescentes, no entanto considera-se que são influenciadas pelos fatores psicobiológicos. As modificações subjetivas dos adolescentes ocorrem através da reformulação de fatores psicológicos internos e o inicio da puberdade é talvez das melhores provas que há um processo natural na adolescência, pois não são os fatores socio-culturais que vão influenciar o crescimento dos pelos, a mudança da...
tracking img