Desenvolvimento na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCENCIA

INTRODUÇÃO

A mente adolescente geralmente é observada como uma mente em desenvolvimento e em conflito. Hoje, se o jovem formar sua opinião oposta à opinião da grande maioria, ele não consegue entrar na grande sociedade. O mundo que existe hoje foram os mais velhos que construíram, e os jovens se veem obrigados a viver com ele. Não podem lutar pelo o queacreditam sem serem repreendidos como rebelados. Os adultos cobram comportamentos dos adolescentes sem passar o verdadeiro valor cultural, ideias ou comportamentos. Adolescência, a passagem da criança pra o adulto, uns se tornam adultos precocemente, outros demoram a amadurecer seus pensamentos. A questão é que o crescimento do jovem não ocorre mais de maneira natural e bem instruída, ocorre forçadopela sociedade que se impõe sobre eles, resultando muitas vezes em resultados ruins. Com isso o jovem só começa amadurecer após virar adulto, que é quando vem às responsabilidades e decisões para a vida própria, e para a dos outros, o que faz com que a mente jovem-adulta se torne atrasada em termos de valores humanos, culturais etc.

DESENVOLVIMENTO

O adolescente é um ser em desenvolvimento econflito. Ele passa por muitas mudanças corporais e emocionais, com muitos conflitos pessoais e familiares. A isto a sociedade dá o nome de “crise normal” e espera-se que o adolescente se adapte às regras vigentes para se “curar”.
O adolescente sofre com as mudanças do seu corpo. O corpo muda em ritmo acelerado rumo a se tornar um adulto, e nesse processo acelerado nem todas as partes de seucorpo crescem proporcionalmente, fazendo assim o jovem se sentir desengonçado e estranho. As meninas ganham corpo de mulher, mas sua mente ainda permanece na infância e meninos ganham estatura e há toda uma “pressão” para eles agirem com maturidade, mas eles ainda não estão maduros.
Na sociedade em que vivemos, a entrada na adolescência é um processo muito brusco, pois se espera dos jovens atitudese responsabilidades que ele ainda não está preparado para assumir. Quando era criança, sempre tinha a presença dos pais para defender, sustentar, estudo, segurança, abrigo e etc... E quando ele chega à adolescência, há essa cobrança de que ele trabalhe, tenha responsabilidades no estudo sem a cobrança dos pais, responsabilidades nas atitudes, sendo que este jovem não foi preparado para issodurante a infância.
Se os pais deste adolescente trabalham fora, e tem uma empregada ou babá que sempre o atende quando ele precisa, fazendo todas as vontades, e ele não tem nenhuma obrigação de ajudar no serviço doméstico e se for de uma classe privilegiada que os papais fazem todas as vontades dele para compensar a ausência física deles. Em contraposição, o adolescente de classe econômica maisbaixa acaba entrando no mundo adulto mais precocemente e será muito mais cobrado. Terá que começar a trabalhar mais cedo para ajudar a família, podendo até abandonar os estudos.
O jovem sempre está em busca de grupo, dificilmente se encontra um jovem sem uma turminha, cada um procura ser aceito em tipo de grupo, pois eles têm a necessidade de encontrar uma identidade própria. Nessa necessidade deencontrar uma “tribo”, na maioria das vezes, o adolescente procura se juntar a quem lhe é semelhante, ou seja, os mesmo gostos, time de futebol, música e etc. Sempre procurando um distanciamento do modelo que os pais o mostraram até agora.
Os adolescentes, na sua grande maioria, acreditam que nada de ruim pode acontecer com eles. Para eles, nunca terão uma doença grave ou serão pais“acidentalmente”, querendo sempre viver o agora muito intensamente, não pensando nas consequências do futuro. Talvez, eles se considerem uma espécie de super-herói, por estar vivendo a vida “loucamente”.
O jovem sofre a pressão constante da sociedade, seja na carreira certa que deve escolher para prestar vestibular ou na roupa que está vestindo. A mídia influencia muito a cabeça dos adolescentes, pois...
tracking img