Apostilia Sociologia Aula Interdisciplinar

5811 palavras 24 páginas
Os textos a seguir são capítulos extraídos do livro Occupy movimentos de protesto que tomaram as ruas, editado pela Boitempo em 2011.

Apresentação
Rebeliões e ocupações de 2011
Henrique Soares Carneiro
No ano de 2011 ocorreu um fenómeno que há muito não se via: uma eclosão simultânea e contagiosa de movimentos sociais de protesto com reivindicações peculiares em cada região, mas com formas de luta muito assemelhadas e consciência de solidariedade mútua. Uma onda de mobilizações e protestos sociais tomou a dimensão de um movimento global. Começou no norte da Africa, derrubando ditaduras na Tunísia, no Egito, na Líbia e no Iêmen; estendeu-se à Europa, com ocupações e greves na Espanha e Grécia e revolta nos subúrbios de Londres; eclodiu no Chile e ocupou Wall Street, nos EUA, alcançando no final do ano até mesmo a Rússia.
O suicídio por imolação de Mohamed Bouazizi, um vendedor de frutas que protestava contra a apreensão de suas mercadorias, na Tunísia em 17 de dezembro de 2010, foi apenas um dos muitos atos semelhantes ocorridos no norte da África que, além do desespero individual, simbolizaram o esgotamento psicológico de muitos povos em um mesmo momento. Houve uma sincronia cosmopolita febril e virai de uma sequência de rebeliões quase espontâneas surgidas na margem sul do
Mediterrâneo e que logo se manifestaram na Espanha, com os Indignados da Puerta dei Sol, em Portugal, com a Geração à Rasca, e na Grécia, com a ocupação da praça Syntagma. Em todos os países houve uma mesma forma de ação: ocupações de praças, uso de redes de comunicação alternativas e articulações políticas que recusavam o espaço institucional tradicional. Países como a China sentiram o risco e censuraram a simples menção na internet à praça Tahrir, palco dos protestos egípcios.
Comparações logo foram feitas com o ano de 1968 ou mesmo com convulsões ainda mais antigas, como a primavera dos povos de 1848. A rebelião popular voltou à ordem do dia! O pano de fundo objetivo é uma crise social,

Relacionados