O desenvolvimento de recursos humanos para o futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento de recursos humanos para o futuro
Momentos turbulentos apenas mais um desafio. "Quem tem essa cultura [de inovação] reage mais rápido à crise", acredita Martins, da FNQ. A rede D'Avó de Supermercados e Hipermercados, por exemplo, é uma dessas companhias que apresentou o atual cenário econômico para os funcionários como uma oportunidade de criar. "Quando a crise chegou, eudisse: 'Agradeço a Deus por ela'", lembra Reginaldo Branco, gerente de resultados da rede. "A crise, aliás, tem de ser contínua, pois é necessária para a inovação. É típico do ser humano se acomodar", completa.
A rede começou um processo de mudança há pouco mais de um ano por conta da implementação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela FNQ. A decisão, por si só, já foi inovadora, etornou a companhia a primeira supermercadista brasileira a adotar a iniciativa e ainda facilitou os eventuais realinhamentos decorrentes da turbulência na economia.
"Em uma empresa que encara a crise dessa forma, não há pânico e, sim, um impulso solucionador de problemas", garante Branco. Segundo ele, a empresa conseguiu implantar um sistema de inovação de maneira muito mais fácil, já que aspessoas ficam ainda mais abertas a colaborar em períodos assim. Tempos que exigiram realizar operações mais enxutas, mas não com menos profissionais. Com o redesenho de processos, a D'Avó está conseguindo tirar pessoas do operacional e aproveitá-las em funções estratégicas. "Não quero braços, quero braços e cérebro. Inovação é resultado de cérebro, não de músculos", completa Branco.

Para inovar épreciso vontade e persistência, pois o caminho a ser seguido para tal nem sempre é alegre ou divertido - uma vez que lida com mudanças de cultura e paradigmas em empresas e colaboradores. Aliás, por falar em pessoas, investir nelas é um dos principais pontos da inovação, como lembra Roberto Lopes, diretor superintendente da Essencis, empresa de soluções ambientais.
No final de 2007, a organizaçãopercebeu que estava na hora de se reinventar, caso contrário deixaria de ser líder no mercado nacional de soluções ambientais integradas no tratamento e destinação final de resíduos industriais. "Tínhamos de criar um novo mercado para a inserção de um novo produto", lembra Lopes. Naquela época, a empresa sentia a necessidade de diversificar seus clientes, na maioria indústrias químicas epetrolíferas, e entrar em outros setores e no governo. O objetivo era, portanto, desenvolver um novo mercado para a manufatura reversa. Depois de mais de um ano de trabalho nesse sentido, o cenário econômico desfavorável serviu como mais um impulso para consolidação e ampliação do processo.
"Na verdade, o que mudamos no nosso programa de inovação foi ampliá-lo. A crise afetou os mercados tradicionais eficou premente desenvolver novos nichos. Então, a cultura de inovação que vínhamos desenvolvendo foi imprescindível. Já estávamos com a equipe preparada. Sentimos a crise, mas ela não nos derrubou, apenas revimos algumas estratégias, mas nada que abalasse nossos investimentos ou nosso viés de crescimento."
Outra empresa que se reinventou a partir da ampliação de seu mercado consumidor foi a BrasalRefrigerantes, fabricante e distribuidora de produtos Coca-Cola. A companhia, que atua na região Centro-Oeste do país, voltou sua atenção também para pequenas cidades e, com isso, conseguiu ampliar seu market share. Isso tornou mais fácil o enfrentamento das novas demandas. "Acreditamos que o futuro da empresa está vinculado a uma nova imagem relacionada à saúde e à qualidade de vida", diz NádiaMenezes, gestora de pessoas da Brasal.
Para isso, o contato que vem sendo estabelecido com o pequeno comerciante é meio caminho andado. "É difícil convencer o comerciante a vender suco para um público de classe C e D, pois se trata de um produto de pouco consumo por ser mais caro. Mas a presença cada vez mais forte de nossos consultores de vendas torna o trabalho viável. Eles oferecem todo o...
tracking img