. O desejo de ensinar e a arte de aprend

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALVES, Rubem. O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender. Fundação Educar Dpaschoal, Ed. Modelo LTDA. 2º Ed. Campinas, 2005.

Débora Mendes dos Santos Oliveira.

O livro do autor Rubem Alves,cujo o título é O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender, enfatiza com uma frase muito interessante onde ele fala que “Curiosidade é uma coceira nas idéias”, essa afirmativa é muito valida porquequando conseguimos despertar a curiosidade em uma criança sobre um determinado assunto desperta na mesma o interesse querendo saber cada vez mais. Rubem Alves faz uma crítica sobre a afirmação queAristóteles inicia o seu estudo Sistemático dos Fundamentos da Realidade e do conhecimento onde ele afirma que “Todos os homens têm, por natureza um desejo de conhecer”, Rubem Alves, acredita que ele errouquando disse ser os adultos, mas que essa frase seria verdadeira se fosse dita assim “Todos os homens, enquanto criança, têm por natureza, desejo de conhecer...”. Porque as crianças veem o mundo como umparque de diversões, onde as coisas são fascinantes, convidativas.
Ele salienta que os ditos populares traz com eles grandes sabedorias pedagógicas citando por exemplo aquele que diz “ É fácil levara égua até o meio do ribeirão. O difícil é convencer ela a beber a água...”. Em relação a educação: “É fácil obrigar o aluno a ir a escola. Mas o díficil é convencê – lo a aprender aquilo que ele nãoquer aprender...”.
É de grande valor a afirmativa do filósofo Ludwig Willgenstein quando ele afirma que “Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo”. As crianças tem sede deconhecimento querem descobrir a cada dia coisas novas, enquanto para o adulto o novo, trás medo e insegurança, é bem mais fácil lidar com o que é conhecido. Deve se saber que apredizagem se inicia comuma experiência afetiva, precisa ter afeto, não confundindo afeto com beijinhos e carinhos mas ver o afeto como o ato de ir atrás do seu objetivo, buscar o que deseja, ele afirma que o pecado de...
tracking img