Politica do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de aprendizagem
Curso: Serviço Social
Período Letivo: 2011/2 - Semestre: 2
Pólo de Ensino: Uneeducação (7109) – Goiânia-Go
Professora Tutorial: Juliana Duarte
Professora: Edilene Xavier Rocha Garcia
Grupos de 05 alunos
Maria do Socorro de Oliveira –RA: 341724
Valdirene Teles de Melo Rodrigues – RA: 341046
Lucirene Menezes de Brito – RA: 341633
Vilza Maria Pereira Pinto – RA:339399
Geraldo Amaro Ferreira- RA: 347453

Indroduçao: O período colonial: estrutura econômica e social
No vídeo, o historiador Boris Fausto destaca a inadequação de Expressões como “o Brasil foi descoberto pelos portugueses». Por quê?
Na opinião do historiador o Brasil não foi nem descoberto e nem achado na realidade era uma terra ocupada pelos índios, na minha opinião ele tem toda arazão pois quando os portugueses resolveram se aventurar fora de Portugal, já existia um povo nativo os índios que habitavam o Brasil, com os seus próprios costumes quando os portugueses chegaram fizeram os índios de escravos dominaram as terras que antes eram dos índios, fizeram eles se converte a religião Católica, fora todas as doenças que os Portugueses trouxeram causando a morte de váriosíndios.
A relação estabelecida entre os colonizadores e os índios:
Esse encontro no começo foi bem fantástico pois os portugueses ficaram maravilhados com os vestuários, pinturas,costumes, idiomas etc. Já do lado dos índios ficaram surpresos com todas as caravelas e vestuários luxuosos, calçados, idioma,costumes, e acessórios totalmente diferente da realidade queeles conheciam, mas não vieram somente essas surpresas boas vieram também a questão de expandir a economia da colônia, Portugal passou a investir na cana de açúcar que já era utilizada na África mas ,surgiu a Mão de obra que era muito baixa se tornando uma espécie de escravidão começaram com os índios e depois começou o trafico africano, começou então as investidas bandeirantes que saiam paraexplorar e expandir cada vez mais a colônia com isso sempre deixando rastros de morte e destruição por onde passavam
Que tipo de desigualdade marcou a referida relação?
Bom, em primeiro lugar a questão das injustiças com povos indígenas que desconheciam a pólvora, arma, fogo, ambição, cobiça e as artimanhas dos europeus, que usavam muito dessas coisas paraconquistarem o que queriam não importa que estivesse contra eles, o tipo de sociedade também colaborou sobremaneira, pois os povos indígenas não tinham como objetivo, o acúmulo de bens ou riqueza,produziam apenas o necessário para a sobrevivência do grupo!
Quais reflexos a mesma gerou na formação da sociedade brasileira?
Gerou uma desigualdade continua, pois mesmonos dias de hoje á pessoas que tem bens financeiros muito mais avançados que outros e continuam passando por cima dos direito das outras pessoas pois sabem que não tem quase punição nenhuma nos dias de hoje e na época das colônias também não tinha, por isso muitas pessoas continuam se aproveitando da inocência de outras pessoas.

Reflita ainda sobre como vivemhoje os índios no Brasil e como o quadro atual se relaciona ao período em que o Brasil foi colônia de Portugal:
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 345.000 indivíduos, representando 0,2% da população brasileira. Este dado considera apenas aqueles que vivem em aldeias. Há, contudo, estimativas de que existam190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. Cerca de 60% dos índios do Brasil vive na região designada como Amazônia Legal, mas registra-se a presença de grupos indígenas em praticamente todas as Unidades da Federação. De acordo com a FUNAI os índios brasileiros estão divididos em três classes: os isolados, considerados aqueles que “vivem em grupos desconhecidos ou...
tracking img