O desafio docente frente as novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESAFIO NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS






RESUMO

Este trabalho trata da importância de utilizar as Novas Tecnologias hodiernas e o impacto que têm demonstrado para a formação dos docentes. Mostra o desafio do professor inserido no processo educativo frente às Novas Tecnologias, exigindo uma nova postura do educador. Cabe ao professor aceitar e enfrentar odesafio que se apresenta diante de si e tornar imprescindível a utilização adequada das ferramentas midiáticas para contribuir com o desenvolvimento do educando. As Novas Tecnologias tornam o processo de comunicação no processo ensino aprendizagem mais participativo, dinâmico e ativo entre os sujeitos. Incentivam o trabalho coletivo e cooperativo dos alunos e dos professores, instiga acuriosidade, criatividade e desenvolvimento de habilidades que o sujeito necessita nos dias de hoje, principalmente a criticidade perante a informações que são apresentadas de forma fácil e rápida para esta geração. Através de pesquisa bibliográfica buscou-se estudiosos no assunto para reflexão, novos estudos e perspectivas para a transformação da prática educativa.


Palavras-chaves: Novas TIC’s,Educação, Formação Docente, Desafios.



INTRODUÇÃO




São perceptíveis as profundas transformações que acontecem nos dias atuais, principalmente em relação das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação. Estes não são os únicos fatores de mudança em nossos dias, o avanço da Internet e a utilização desta ferramenta de comunicação dentro de nossos lares têm estreitado laços jamaispensados, a comunicação dos polos educacionais, sejam estes nacionais e/ou internacionais, na forma de diálogo, texto, multitexto ou multimídia, numa conferência ou até mesmo em uma multiconferência. Essas tecnologias nos são apresentadas e rapidamente caracterizadas pela grande valorização da informatização e da informação rápida e prática.
O homem que nasce nessa nova era já estáautomaticamente inserido neste contexto de informatização. Aprender a manusea-las tornou-se tão importante quanto ‘falar’ ou ‘escrever’, tornando-se essencial.
Corrobora o pensamento de Enricone (2009):
Nossos alunos são os nativos digitais, aqueles que nasceram imersos na sociedade digital e, portanto, transitam muito bem pela a internete, uso de computadores, celulares, palms,iPods (tocador de MP3), videogames, aptos a usar recursos da TV digital, uma vez que a tecnologia faz parte de suas vidas. Eles não precisam ler manuais e tutoriais para usar correta e imediatamente esses recursos, pois para essa geração isto é intuitivo. (p.95)


Os processos de aquisição do conhecimento, nos dias de hoje, assumem um papel de importante e passam a exigir um profissionalmais crítico, criativo, capaz de pensar e aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. As instituições educacionais enfrentam o desafio, não apenas de incorporar as Novas Tecnologias como conteúdos de ensino, mas também reconhecer e a partir das concepções que os aprendizes têm sobre estas tecnologias para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam odesenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e o uso das tecnologias.
O professor deve utilizar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso didático - pedagógico e nas suas atividades profissionais mais amplas, deve desenvolver competências e habilidades para aplicar a tecnologia em atividades curriculares, na produção de materiais didático-pedagógico, noregistro da vida escolar e como via de comunicação com os alunos, família, escola e sistema.
Diante disso, um novo paradigma está surgindo na educação e no papel do professor, ele precisa saber orientar os educandos sobre onde coletar informação, como tratá-la e como utilizá-la, o educador deve ser o encaminhador da autopromoção e ao mesmo tempo um conselheiro da aprendizagem dos...
tracking img