Propaganda de resultados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA









Caio Zaire
Turma: 3PPN1Resenha da Reportagem: “Bem vindo à propaganda de resultados”








Belém-Pa
2004
A reportagem de capa da Revista Exame, publicada em 26 de novembro de 2003, intitulada:“Bem vindo à propaganda de resultados” retrata o processo de transição, pelo qual o mercado publicitário mundial, e conseqüentemente o brasileiro, vem passando nos últimos anos.
Segundo Sergio Zyman,ex-diretor mundial da Coca-cola, esse processo pode ser denominado como “reinvenção da propaganda”. Tal afirmação nos remete ao fato de que não só o Brasil como todo o mundo, está cada vez mais, abrindoos seus olhos para as infinitas possibilidades do universo da Comunicação, utilizando alternativas cada vez menos criativas e mais econômicas e lucrativas a curto prazo. Essa tendência, que segundo oautor, “veio para ficar”, pode ser atribuída aos períodos de recessão econômica, freqüentes não só em nosso país, como também, nos quatro cantos do globo, o que acaba propiciando sucessivos cortes decustos nos mais variados setores, afetando diretamente a produção publicitária.
Diante deste cenário, as agências de publicidade, como forma de perpetuação da sua espécie, precisam se adaptara este novo meio ambiente. É dentro desse contexto, que a forma tradicional de se fazer propaganda, que parecia ser sólida, passou a ser fragmentada, se ramificando para outros mecanismos de marketingcomo: o “branding”, “marketing social”, “ação em PDV”, “marketing promocional” entre outros.
Como forma de evidenciar este processo, o autor, nos apresenta alguns “cases” de sucesso, de marcas quejá estão se adequando a esses novos tempos. Entre elas: “Coca-cola,” “Nestlé”, “Nokia” etc.
Que a “propaganda de resultados” veio para ficar, ninguém pode negar, principalmente pelos dados...
tracking img