O custo do dinheiro ao longo do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo do tempo diversas maneiras foram surgindo tais como os juros que evoluem conforme e através dos períodos de aplicação. O regime pode ser definido como simples ou composto e serão discutidosos pontos positivos e negativos de ambos, baseando na realidade organizacional.
Nos dias de hoje, para recebermos um valor mais à frente, envolvemos um tempo de espera, que deve ser pago medianteuma remuneração, definida pelos juros. Os valores dos juros adiam o consumo e induzem a formação de poupança e investimentos na economia.

A análise do Regime de Capitalização é fundamental emqualquer empresa, pois ela necessita decidir onde e como seu capital será aplicado. Quanto maior a análise de riscos, maior a probabilidade de o investimento render lucratividade, pois cada tipo deinvestimento oferece remuneração e riscos diferentes.

No regime de capitalização simples, “o cálculo dos juros em cada período é realizado multiplicando-se a taxa de juros sempre pelo capital”. O capitala cada momento no tempo é igual ao capital inicial, os juros crescem linearmente. Já na composta, “os juros são incorporados, a cada período, a partir do montante acumulado no fim de cada períodoimediatamente anterior”. O capital vai aumentando sucessivamente ao longo do tempo (pelo efeito da adição no fim de cada período do juro produzido nesse período respectivamente), os juros evoluemexponencialmente.
A capitalização composta é um investimento, pois o lucro ajuda a aumentar o valor do principal, sendo o resultado final maior.
Um ponto fraco da capitalização composta é o maior risco,pois o valor do principal muda. Ele não é um ativo imobilizado, por isso seu valor flutua mais. Já o da capitalização simples é a possibilidade de baixo rendimento.
A diferença entre os dois regimes dejuros decorre do tratamento dado aos juros intermediários. No regime de capitalização simples, os juros intermediários são apenas créditos devidos ao interessado, que não interferem na base de...
tracking img