Transporte multimodal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCÍCIOS



1 – Defina frequência natural e frequência de ressonância de um circuito hidráulico.

Freqüência natural e ressonância: A operação de uma bomba em uma rotação próxima à freqüência de passagem da bomba ou a uma das freqüências naturais mais baixas da estrutura pode resultar em condição ressonante.
Ressonância hidráulica na tubulação: Problemas de vibraçãopodem ser causados por ressonância hidráulica do líquido dentro do sistema bomba/tubulação. Quando pulsações de pressão induzidas pela bomba são refletidas pelo sistema de tubulações a adicionadas em fase ao pulso da fonte, a amplitude do pulso é aumentada. Altas pressões resultantes podem causar falhas mecânicas tanto na tubulação quanto nos componentes da bomba, podendo gerar níveis de ruídosinaceitáveis e causar vibração dos componentes do sistema.
A experiência tem mostrado que as seguintes medidas podem provar ser efetivas na correção da ressonância hidráulica:
1) modificar a tubulação ressonante;
2) mudar a rotação da bomba;
3) mudar as características internas de projetos da bomba;
4) inserir um amortecedor (damper) no sistema bomba/tubulação.

Modificações nabomba, tubulação ou estruturas de suporte que não mudam a resposta da pulsação (freqüência natural hidráulica) do sistema bomba/tubulação não corrigirão a condição ressonante.

2 – Cite oito parâmetros necessários e utilizados para a seleção de um componente proporcional, por exemplo, uma válvula de controle direcional.


1) Interface (ISO 4401: 5, 7, 8 e 10)
2) Sinal de Controle (+-10 v ou 4-20 mA)
3) Range de vazão (vazão de trabalho)
4) Operação (Controle por solenoide, Pilotada)
5) Amplificador integrado
6) Tipo de Pilotagem (Interna ou Externa)
7) Range de pressão (pressão de trabalho)
8) Conexão elétrica (7 pinos com plug, sem plug ...)


3 – Descreva o funcionamento de um solenoide proporcional regulado por força, fazendo o gráficodo comportamento da força ao longo do curso de acionamento e confronte-o com o solenoide convencional.


Um solenoide de corrente contínua convencional, ao operar com dois estados de excitação (com e sem corrente elétrica), provoca o deslocamento total do núcleo móvel com força de atração magnética dependente da intensidade da corrente e da posição relativa da armadura.
Já osolenóide proporcional consiste em um solenoide de corrente contínua no qual o tubo-guia é separado da massa polar por meio de um anel intermediário (cone de controle). Para estes conversores, o tubo-guia é composto de material ferromagnético e o cone de controle de material paramagnético ou diamagnético, visando produzir uma orientação adequada das linhas de campo magnético, através da armadura, quepermita manter a força relativamente constante em relação ao curso do núcleo para diferentes valores de corrente elétrica de excitação.
Esta característica operacional possibilita tanto o ajuste contínuo de força por variação da corrente quanto à manutenção da força de acionamento com variação da posição do núcleo para cada valor de corrente. A diferença básica entre um solenoide proporcional eum solenóide convencional, obtida por alterações construtivas, é portanto a otimização das características de linearidade.


















4– Sabendo que as válvulas direcionais proporcionais possuem a geometria dos carretéis diferenciada das válvulas convencionais, defina a utilização dos “Notchs” aplicados a esses elementos internos.


Os notchs são aplicados noscarretéis de deslizamento com intuito de promover deslocamentos cuja vazão tenha ganhos não lineares. Deste modo o sistema tem minimizações de sobre saltos de pressão, realizando as transições de posição suavemente.


5 – Quais os tipos de centro que temos em válvulas direcionais proporcionais. Defina-os e cite os locais de aplicação de cada um.

As características de válvulas podem ser...
tracking img