O controle social dos crimes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O controle social dos crimes
Muito se discute hoje sobre o que pode ser feito em face da onda de criminalidade que vem assolando o Brasil. O crime é um fenômeno complexo e plurifatorial. ACriminologia moderna estendeu o foco inicial do estudo do fenômeno criminal (centrado inicialmente no crime e no delinquente) e hoje trabalha com quatro pilares básicos: crime, delinquente, vítima e o controlesocial.

O controle social dos crimes
Chegou-se a conclusão que para conhecer melhor o fenômeno criminal seria necessário, além de estudar o crime e a figura do delinquente, trazer para asinvestigações científicas a pessoa da vítima e os mecanismos que a sociedade utiliza para controlar a criminalidade.

O controle social dos crimes
O controle social é entendido como o conjunto deinstituições, estratégias e sanções sociais, que pretendem promover e garantir referido submetimento do indivíduo aos modelos e normas comunitários. Segundo a Criminologia, o controle dos crimes ocorretambém pela integração da atuação social de dois tipos de controles: o informal e o formal.

O controle social dos crimes
O controle informal é o do dia-a-dia das pessoas dentro de suas famílias,escola, profissão, opinião pública etc. A imensa maioria da população não delinque, pois sucumbe ás barreiras desse primeiro controle. O sistema informal vai socializando a pessoa desde a sua infância (ex:âmbito familiar), e ele é, em geral, sutil e não possui uma pena, além de ser mais ágil na resolução dos conflitos que os mecanismos públicos.

O controle social dos crimes
O desprezo social (ex:a punição informal com o afastamento das amizades ou de alguns membros da própria família) são sanções que para a grande maioria são mais que suficientes para inibir a prática de um crime.

Ocontrole social dos crimes
Como segundo obstáculo para a prática do delito temos os controles formais, exercidos pelos diversos órgãos públicos que atuam na esfera criminal, como as polícias,...
tracking img