Criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO, MÉTODO, OBJETO E FINALIDADE DA CRIMINOLOGIA
CONCEITO
Significado etimológico – Vamos entender de onde vem o vocábulo criminologia, bem ele é originário do latim crimino (crime) e do grego logos (tratado ou estudo), logo, é o estudo do crime.
Conceito em sentido lato: “Criminologia vem a ser a pesquisa científica do fenômeno criminal, das suas causas e características, da suaprevenção e do controle de sua incidência”.
Vamos trazer as definições dadas por alguns autores da doutrina:
Conceito de Antonio Garcia Pablos de Molina: “É a ciência empírica e interdisciplinar, que tem por objeto o crime, o delinqüente, a vítima e o controle social do comportamento delitivo; e que aporta uma informação válida, contrastada e confiável, sobre a gênese, a dinâmica e variáveis do crime –contemplado este como fenômeno individual e como problema social -; assim como a sua prevenção eficaz, as formas e estratégias de reação ao mesmo e as técnicas de intervenção positiva no infrator”.
Conceito de Newton e Valter Fernandes: “É a ciência que estuda o fenômeno criminal, a vítima, as determinantes endógenas e exógenas, que isolada ou cumulativamente atuam sobre a pessoa e a conduta dodelinquente, e os meios laborterapeuticos ou pedagógicos de reintegrá-lo ao grupamento social”
Características da criminologia – Diagnosticar o crime; Prevenção ao crime visando o controle da criminalidade; Estabelecer programas, diretrizes e estratégias; Preocupa-se com a “qualidade da resposta ao crime” em relação ao infrator, à vítima e a sociedade.
MÉTODOS
Os estudos mostram que toda ciênciase caracteriza pela existência de método e objeto, e é o objeto, aliás, o que distingue as ciências.
O que seria método então, método é o caminho para se atingir uma meta, é um modo de agir com disciplina, técnica e organização. Nada mais é do que um trabalho de reflexão humana, onde se procura explicação para uma determinada situação real, no entanto só é confiável quando cientificamentesistematizado.
Existem dois tipos de métodos da criminologia:
a) Empírico ou empírico-indutivo
b) Interdisciplinar.
Resumindo, método empírico é aquele conhecimento obtido através da experiência, enquanto o interdisciplinar, é aquele que congrega diversas outras ciências.
a) Empirismo - é a doutrina que admite que o conhecimento provenha unicamente da experiência.
Vemos que só o método científicosistematizado, por observações e experiências, comparadas e repetidas, pode alcançar a realidade procurada pelos pesquisadores.
Lembre-se que a criminologia é uma ciência do “ser”, uma ciência social, do saber empírico, onde o objeto vem do mundo real e não de valores, onde para conhecê-la e explicá-la procura-se conhecer a realidade.
Não obstante, a indução é a forma de raciocínio que se baseiaem casos particulares para que se possa chegar a uma proposição geral.
Enquanto que na dedução o raciocínio parte de premissas para que se possa inferir conclusões.
É indutiva, afinal aquele que estuda o crime analisa alguns dados e induz as correspondentes conclusões, porém suas hipóteses se verificam e se reforçam sempre por força dos fatos que prevalecem sobre os argumentos subjetivos deautoridades.
O empirismo então se caracteriza pela observação, análise e indução.
Interdisciplinariedade – a criminologia é uma ciência interdisciplinar, afinal se trata de uma ciência plural, ao receber a influência e a contribuição de diversas outras ciências.
Quanto as interdisciplinariedade os saberes parciais se integram e cooperam entre si, implica graus sucessivos de cooperação e coordenaçãocrescentes, interações e reciprocidades de intercâmbios. Ao mesmo tempo em que difere da multidisciplinariedade, onde os saberes parciais trabalham lado a lado em distintas visões sobre um determinado problema.
Características da criminologia científica – as características da criminologia são: ela é causal-explicativa; cultural; interdisciplinar; autônoma pois possui objeto delimitado;...
tracking img