O contexto da leitura em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONTEXTO DA LEITURA EM SALA DE AULA

“Saber ler” não é simplesmente juntar as letras formando palavras, juntar palavras formando frases e nem juntar frases formando textos, saber ler não é simplesmente ler, “saber ler” é ler e entender, é ler e depois poder expressar aquilo que leu com suas próprias palavras, saber ler é saber interpretar e até resolver.
Ler, na concepção do Mestre PauloFreire, poderia ser traduzido como o ato mesmo de viver, respirar- ação que “não se esgota na descodificação pura da escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo”, (FREIRE, 1986, p.11-3) nas relações sociais. A proposta do ato de ler pode ser entendida como base para a conscientização. Primeiro passo para desvendar os valores ideológicos que permeiam asrelações sociais.
Por meio da leitura, exercitam-se reflexões por parte dos indivíduos acerca do contexto sócio-político e econômico no qual se inserem, de modo a se propiciar uma leitura crítica e fomentadora de transformações.

Ter livros e outros materiais de leitura ao redor, é mais comum do que se imagina. Atualmente, bibliotecas móveis, bibliotecas em escolas e outros locais públicos comoterminais rodoviários, prefeituras, assembléias legislativas, igrejas, salas de leitura, jornais, revistas e até mesmo o avanço da internet e a inclusão digital, facilitam muito o acesso a conteúdos de leitura a todos que por eles se interessarem. O grande desafio da atualidade, porém, é fazer com que as pessoas se interessem pelos conteúdos e que deles possam agregar riquezas ao seu saber, tirarproveito deles, é incorporar esses conhecimentos em seu dia a dia e enxergar nesse enriquecimento, a oportunidade de mudanças e ou transformação de sua vida diária. É aprender a interpretar os conteúdos e tirar deles possíveis soluções em sua vida. É fazer o educando construir a sua própria vida, num contexto histórico crítico, derrubar barreiras, desbravar novos caminhos.
A leitura tem que ter umcontexto transformador. O importante é direcionar o aluno a explorar este mundo, principalmente a leitura de livros que se encaixam com sua realidade.

A educação se faz quando é significativa, ou seja, a escola tem de ir ao encontro das necessidades e respeitar cada aluno, como cidadão dotado de seus direitos e deveres. Os professores são desafiados todos os dias a auxiliar na construção doconhecimento destes cidadãos, que muitas vezes vivem em condições precárias. É criar hábitos de leitura e interpretação desde a infância.
Em pleno século XXI presenciamos as dificuldades que acompanham a educação, ou seja, as mazelas da educação brasileira.

Nossas escolas passam por dificuldades, professores que tentam desenvolver trabalhos e são muitas vezes impedidos, não conseguem apoio dacomunidade escolar, e muitas vezes não compactuam com as ideologias do sistema educacional o qual também luta contra, tornando-se muitas vezes um educador solitário.
A leitura é um pilar determinante do desenvolvimento pessoal. O raciocínio lógico, a compreensão do mundo e de si próprio, bem como a aquisição de informação em todas as áreas do conhecimento assentam num bom domínio da leitura.
Osmomentos destinados a ouvir ler em voz alta, a ler em conjunto, a comentar o que se leu, nunca devem ser entendidos como tempo roubado ao cumprimento dos programas. Devem sim considerar-se tempo ganho, tempo que enriquece os alunos e os prepara para atingirem mais facilmente os níveis de aprendizagem definidos em qualquer programa.

Existem alguns métodos que podem auxiliar o trabalho do docentenesta luta. A avaliação diagnóstica, por exemplo, é uma possibilidade que é dada aos professores de evidenciar atributos que os alunos já possuem e identificar potencialidades dos mesmos para utilizá-los na estruturação do processo de ensino aprendizagem
Ao manter este contato com alunos, e participando de forma ativa ao mundo deles, o educador conquista a confiança, desse modo passa etapa de...
tracking img