O conceito de literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conceito de Literatura Infantil

O conceito de Literatura Infantil é bastante discutido entre os estudiosos do assunto. Há aqueles que defendem que é o objeto escolhido pelo seu próprio leitor,outros que é o objeto de formação de um agente transformador da sociedade e até aqueles que questionam o fato de existir uma Literatura Infantil ou dela ser uma questão de estilo.
Temos abaixo,algumas dessas idéias e também declarações de autores de literatura infantil para percebermos como essa é uma área conflituosa. Ver o objeto a partir de vários pontos de vistas pode nos ajudar a entendermelhor e formularmos nosso próprio conceito.

* “ Literatura infantil são os livros que tem a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e ointeresse da criançada.” ( Léo Cunha)
* “Literatura Infantil é todo o acervo literário eleito pela criança”. ( Bárbara Vasconcellos Bahia)
* “A literatura , e em especial a Infantil, tem uma tarefafundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.” ( NellyNovaes Coelho)
* “ O gênero Literatura Infantil tem, a meu ver, a existencia duvidosa. Haverá musica infantil? Pintura Infantil? A partir de que ponto uma obra literária deixa de se constituir alimentopara o espírito de criança ou jovem e se dirige ao espírito adulto?” ( Carlos Drumond de Andrade)
* “ Se a falta é estrutural, e se não se vive sem a base fantasmática( o infantil que seatualiza), não seria possível afirmar que, em toda a literatura, há esse infantil, ainda que mais ou menos encoberto?O infantil na Literatura, que não se confunde, certamente, com a Literatura Infantil,tampouco com relatos de infância. Na particularidade de cada novo ato, a criança é quem escreve no adulto. E ela o faz com estilo – assinatura pontual, estilo portador de sujeito.” ( Ana Maria Clark...
tracking img