O comportamento em festas e baladas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento do consumo em festas e baladas: segmentação baseada nas motivações e análise das dimensões da satisfação








• Introdução


A presente pesquisa tem por objetivo descobrir os motivos, os critérios de satisfação e os tipos de usuários presentes em uma balada, que é um segmento que está em crescimento no Brasil e movimenta vários outros ramos diretamente ouindiretamente.




• Motivações dos consumidores


Uma das questões mais fundamentais que as organizações devem responder sobre o comportamento do consumidor é “por que o consumidor compra o nosso produto ou serviço?” (Blackwell et al, 2005). Por vezes a motivação do consumidor é dirigida por uma única necessidade, e em outras é mais complexa e abastecida por necessidades múltiplas.Entender as motivações que levam os consumidores a procurar as festas e baladas significa se aprofundar nas razões para o consumo desses serviços e experiências e verificação das necessidades embutidas nesse comportamento.






• Satisfação do consumidor

Segundo Solomon, 2008, os consumidores procuram qualidade e valor nos produtos e serviços que consomem, e empregam uma série de pistaspara inferir qualidade, e se baseiam na expectativa quanto ao nível de qualidade do que estão consumindo.
De acordo com Blackwell, 2005, a satisfação é definida como “ a resposta do consumidor a uma avaliação da discrepância percebida entre as expectativas e a performance corrente de um produto percebida após o seu consumo”.
Partindo da visão de Oliver, 1980, quando o desempenho percebidopelo consumidor se mostra superior as expectativas formadas anteriormente, surge a desconformidade positiva, e consequentemente a satisfação. Quando o resultado se mostra inferior ao esperado ocorre a desconformidade negativa, a insatisfação. Portanto avaliar a satisfação com as baladas pode nos dizer mais sobre o processo de consumo e experiência com o serviço adquirido, aprimorando o negóciovisando a superioridade, lucratividade e retenção do cliente.






• O mercado de festas e baladas


O mercado de festas e baladas se encontra em pleno crescimento, atraindo a atenção de franquias estrangeiras para o Brasil ( Roque, 2010). O setor de baladas não movimenta apenas espaços voltados a atrações musicais e ingressos para o entretenimento. Esse setor movimenta inúmeros outrosramos, como o ramo de vestuário, cosméticos, alimentos, transportes, empresas de infra-estrutura, decoração e cenografia, bebidas, entre outros que sofrem impacto direto ou indireto do consumo de festas e baladas.








• Metodologia

Para segmentação baseada na motivação foi utilizada a técnica de análise de cluster e análise descriminante para identificar segmentos que possuemmotivações distintas ao consumir uma balada. Foram realizadas análises com 690 entrevistados, e responderam 21 razões diferentes para freqüentar baladas utilizando a escala de 5 pontos, onde 1= discordo totalmente e 5=concordo totalmente. Foram identificados padrões de motivações para freqüentar a balada e os clusters foram identificados com base no score dessas dimensões. A intenção com a análise decluster foi formar uma classificação empiricamente obtida de objetos reais baseadas em uma ou mais características ( Hair, 2005).
Em seguida foi executada a análise fatorial exploratória visando identificar as dimensões da satisfação com a balada e gerar uma escala de medida confiável. Foram utilizadas a satisfação numa escala de 1 à 5, onde 1= muito insatisfeito e 5= muito satisfeito. Além deuma pergunta com a mesma escala visando obter o grau de satisfação geral com a balada.




• Resultados da pesquisa
Definição de balada


Segundo os entrevistados, balada é o termo que substitui a palavra “festa” na linguagem jovem, e designa um evento, de forma geral noturno, que inclui música alta e ambiente especial para encontro das pessoas. Outro fator interessante...
tracking img