Divisao do trabalho social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em sua obra “Divisao do trabalho social”, Émile Dürkeheim descreve que para o sucesso de uma sociedade, o trabalho deveria ser dividido entre os indivíduos, comparando-a com corpo humano, que dependedo bom funcionamento de seus órgãos para sobreviver. Os órgãos são diferentes entre si, demonstrando assim a divisão do trabalho,mas um depende do outro para a sobrevivência.Ao fazer estacomparação, Durkheim identifica que a sociedade pode apresentar-se no estado normal quando os fenômenos ocorrem com regularidade na sociedade, e o patológico que representam doenças e devem ser isolados etratados porque põem em risco a harmonia, estando fora dos limites permitidos pela ordem social. Para Durkheim o grande desafio das ciências sociais era preservar a sociedade garantindo assim o seu bomfuncionamento.
Com o crescimento quantitativo (volume) e qualitativo (densidade material e
moral) da sociedade, ocorre na sociedade um processo de especialização de funções
denominado por Durkheim deDivisão Social do Trabalho.
Durkheim demonstra que a sociedade está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade,e a divide em solidariedade mecânica e asolidariedade orgânica.
A solidariedade mecânica,típica de sociedades pré capitalistas, prevalece naquelas sociedades ditas arcaicas ou primitivas,onde os indivíduos compartilham as noções e valoressociais, crenças religiosas, interesses materiais necessários a subsistência do grupo.
A solidariedade orgânica predomina nas sociedades modernas, ou seja,as sociedade capitalistas, onde há maiordiferenciação individual e social. Não compartilham os mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.
Em sua obra,Durkheim demonstra que a sociedade modela o comportamento
social do homem no processo da evolução social, passando de uma solidariedade mecânica,para uma solidariedade orgânica,em que os indivíduos...
tracking img