O comportamento do consumidor frente ao comércio eletrônico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado insere-se na temática de comércio eletrônico tendo como tema o comércio eletrônico e o seu papel junto ao comportamento do consumidor. A partir desse tema elaborou-se o problema relativo à segurança e confiabilidade na relação fornecedor-consumidor.

É de conhecimento geral que a criação da internet transformou o mundo de uma maneira tão rápidaque as pessoas necessitam acompanhar essa velocidade e se adaptar a elas. Em pouco tempo as pessoas podiam se comunicar e se verem instantaneamente, o mundo tinha se transformado em uma aldeia global, na qual qualquer tipo de produto, serviço, entretenimento ou informação, estava ao alcance das mãos de qualquer pessoa apenas com alguns toques de teclado.

A internet trouxe uma modificaçãona vida das pessoas e as empresas logo começaram a pensar como poderiam se beneficiar dessa novidade. Então, teve início o processo de vender os seus produtos diretamente ao consumidor final através do espaço virtual, sem ter a necessidade de intermediários, cortando custos e gerando ainda mais lucros, e assim criou-se o comércio eletrônico.


O comércio eletrônico oue-commerce é uma aplicação da Internet que se expandiu aceleradamente desde o ano 2000 e que deve desenvolver-se a taxas elevadas nos próximos anos. Muito ainda, porém, terá de ser feito para tirar o maior proveito de todas as suas potencialidades e das oportunidades por ele oferecidas. (LIMEIRA, 2007, p.37).




O grupo resolveu pesquisar esse tema por considerar ser de extrema relevância paraas áreas acadêmica, social e profissional dos futuros administradores expor a importância do comércio eletrônico nos dias de hoje para o mercado produtivo e para o mercado consumidor, e como ele se conecta ao complexo jogo das transações comerciais. Entende-se que a pesquisa sobre o tema poderá revelar o espaço da era eletrônica no dia-a-dia das pessoas e se com isso ocorreu alguma mudança dementalidade por parte do consumidor em relação à aplicação de novas tecnologias no comércio normal.


A chave para o sucesso do sistema de CE para clientes certamente é a grande adoção desses tipos de tecnologias por parte dos clientes. Não está claro quando isso irá acontecer e, embora existam várias aprendizagens e benefícios a ser obtida no presente, a adoção em massa de taistecnologias pelo mercado levará algum tempo. (ALBERTIN, 2002, p.173).




Sua relevância acadêmica está no fato de que na administração, que não é uma ciência exata, é preciso estar atento às mudanças que ocorrem freqüentemente com o mundo e, como vivemos em plena era da informação, possuir o conhecimento das diversas formas de se fazer transações, principalmente usando a tecnologia,significa um fator competitivo que beneficia um aluno da área de administração. Também no âmbito profissional o administrador de empresas precisa estar sempre atualizado para obter vantagem competitiva, faz-se necessário ter um conhecimento específico sobre o tema pesquisado, porque com a informação obtida, no caso se o e-commerce influência o comportamento do consumidor e se ele tem confiança natecnologia, será possível oferecer ao gestor um parecer melhor, ajudando-o a decidir se é viável a sua implantação ou não.

A relevância social está ligada ao fato de que ao se pesquisar o comércio eletrônico, o administrador consegue determinar se a sociedade consegue facilmente absorver e transmitir as mudanças tecnológicas e de comportamento entre as gerações.

Considerando-se otema-problema especificado, é objetivo geral do trabalho apresentar um estudo detalhado do comércio eletrônico para avaliar a confiabilidade, praticidade e a segurança dessa ferramenta de comercialização para determinar o seu papel junto ao comportamento do consumidor. Para alcançar a finalidade geral, o trabalho apresenta como objetivos específicos: determinar os aspectos do comércio eletrônico,...
tracking img