Enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os tecidos musculares tem origem do mesenquima, a partir dos miotomos, do mesoderma esplanico ou de diferenciações locais de células mesenquimas. As células musculares primitivas são chamadas de mioblastos.
O músculo da iris  é uma exceção quanto a sua origem, pois origina-se do ectoderma do cálice óptico.
Compreende-se por musculatura estriada esquelética toda aquela que estasobre o controle do sistema nervoso central. Já na sétima semana, grande parte dos músculos estão bem esboçados e, na semana seguinte, começa a ocorrer movimentos fetais.
O sistema esquelético desenvolve-se a partir de células mesodérmicas do embrião, na maioria dos ossos o mesênquima condensado sofre condrogênese para formar modelos cartilaginosos para os ossos. Existe dois tipos de osteogênese:ossificação intramembranosa- quando os tecidos embrionários ainda são do mesoderma indiferenciado (mesênquima) e se as células mesodérmicas se trasformam em células produtoras de cartilagem antes do início da formação do osso, é chamada de ossificação endocondral. Neste processo a estrutura esquelética tem início como cartilagem, que é então substituída por osso.
As articulações desenvolvem-se domesênquima interzonal existente entre os primórdios dos ossos e são classificadas como: articulações fibrosas, articulações cartilaginosas e articulações sinovaiais.

Desenvolvimento do Sistema Muscular
Os músculos estriados do tronco originam-se do mesoderma dos somitos, os músculos membros desenvolvem-se dos brotamentos dos membros, e os dos ombros originam-se do mesênquima dos arcosbranquiais.
Vários mioblastos se fundem entre si para formarem os miotubos, que são estruturas cilíndricas e multinucleadas. Os miotubos começam a sintetizar miofilamentos que logo se organizam para a formação das miofibrilas. Forma-se assim uma fibra muscular estriada esquelética.
O mioto formam-se dos dermatomos e cada mioto bastante alargado divide-se numa porção dorsal, o epímero e, numa porçãoventral maior que invade a camada mesodérmica somática, o hipomero. Essas duas partes permanecem unidas entre si por mesenquima que constitui o septo intermuscular. Os nervos que inervam os miotomos, se dividem em um ramo dorsal para o epímero e um ramo ventral para o hipomero. As porções dorsais dos miotomos sofrem poucas modificações e originam os músculos extensores da coluna vertebral.
As porçõesventrolaterais dos miotomos, os hipomeros, desenvolvem três camadas que se originam no tórax, os músculos intercostais internos, intercostais externos e transverso do tórax. No abdômen originam os músculos oblíquos internos e externos e o músculo tranverso. Alem das três camadas mencionadas, células da extremidades ventral do hipomero migram para a parede ventral do corpo do embrião, onde vão darorigem a uma coluna de musculatura longitudinal. No abdômen esta coluna forma o músculo reto abdominal, enquanto que na região cervical, forma a musculatura infra-hioidea. Na região torácica, esta coluna geralmente desaparece, mas pode formar o músculo esternal.
Para dar-se origem aos músculos da língua, formam-se quatro somitos occipitais, porém, o mais cranial desaparece logo após suaformação. Os mioblastos dos três miotomos restantes migram em direção anterior e formam a musculatura da língua, inervada pelo nervo hipoglosso.
Células mesodérmicas, localizadas na extremidade dorsal dos arcos branquiais, a partir da sétima semana, transformam-se em mioblastos e começam a migrar em varias direções, para formar os músculos da mastigação, expressão facial, da faringe e da laringe. Embora,em consequências destas extensas migrações, fique difícil reconhecer sua origem, esta se torna evidente pela sua inervação, pois estes músculos continuam inervados pelos nervos e de seus arcos de origem.
A musculatura estriada cardíaca se forma a partir do mesoderma esplâncnico do tubo endocárdio. O mesoderma forma o manto mioepicardico, do qual derivam os mioblastos que formarão as células...
tracking img