O colonialismo como a gloria do império edgar decca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edgar de Decca dará início ao seu artigo citando as festividades de 22 de junho de 1987, onde se comemorava o jubileu de diamante da rainha Vitória, porém era um momento muito mais que especial, poisa Inglaterra nunca havia vivido um período de tão grande prosperidade econômica, com sua poderosa industrialização expandindo seus benefícios para um número cada vez maior de pessoas. É nesse âmbitoque podemos encaixar a ideia de colonialismo defendida por de Decca, acreditando que o processo de industrialização contínua leva à expansão e a uma troca econômica e cultural.
“Agora,tavez, seja omomento de definirmos esse conjunto de acontecimentos históricos que expandiu as economias e os estados europeus para todas as partes do planeta, criando um grande sistema global de trocas demercadorias, dinheiro, armas e população européia para o domínio de vastas áreas territoriais em todas as partes do mundo foi de tal proporção que ainda hoje estamos acostumados a definir este período dahistória contemporânea, que se estende de 1870 a 1914, como o período do imperialismo”.
O autor irá analisar a utilização do termo “imperialismo” como errôneo, dado que o mesmo tem um sinônimo de“construção de impérios”, pois para que este termo tivesse alguma correspondência com a realidade, seria necessário que a nação comandante desse império estendesse suas leis e suas instituições aos novosterritórios e tornasse os povos dessas regiões tão iguais em direitos do que aqueles que vivem na nação mãe; e isso nunca aconteceu. Portanto, podemos definir o imperialismo como uma política deliberada dosestados europeus de anexação de povos e territórios com vistas à expansão dos mercados capitalistas.
Não só a Inglaterra, apesar da potência européia que era; como também a França, Alemanha, Bélgicae Itália haviam ampliado os seus domínios territoriais por volta da última década do século XIX. Um acontecimento predominantemente europeu.
A principal característica, tratada pelo autor,...
tracking img