O classicismo na pintura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Retomando alguns conceitos:

Para que não se esqueça, é necessário saber das características do Classicismo para que se possa interpretar imagens clássicas do período.
O Classicismo é um momentoartístico que inpirou o arcadismo (1768 - 1836), por isso é também conhecido como Neoclassicismo. O Arcadismo é uma "volta" do Classicismo, pois retoma temas e motivos como a vida tranquila no campo(Bucolismo) e a mitologia grega.
Classicismo foi um movimento cultural baseado nos modelos da antiguidade clássica e que impôs fases em diferentes momentos históricos como o Renascimento e suaversão conhecida como neoclassicismo. Devem ser atribuídos aos artistas gregos e romanos, a estética, as proporções, a harmonia entre as partes e o todo, a busca do equilíbrio e o desejo de imitar anatureza (mimese). O classicismo, buscava refletir a ordem do mundo e representar seus componentes essenciais.
O classicismo tem algumas características importantes que abordam conceitos e prioridades doperíodo neoclássico. Entre elas, podemos citar a valorização da cultura e filosofia das antigas Grécia e Roma; influência do pensamento humanista ao teocentrismo medieval que defendia o conhecimentoatravéz das palavras religiosas; Antropocentrismo: a ideia do homem como o centro do Universo; críticas a visão de mundo defendida pela religião; Racionalismo, a valorização do conhecimento erespostas baseados na ciência; busca do equilíbrio, rigor e formalidade, e por fim, o Universalismo que era a abordagem de temas gerais como por exemplo, os sentimentos humanos.

O classicismo na pinturaO Classicismo Reproduz o mundo real, mas molda-o de acordo com o que se considera ideal, certo. Ou seja, é uma questão de produção, por parte, subjetiva. Os artistas não se limitam a representar opassado como ele foi, propriamente dito. No entanto, buscam tirar-lhe o espírito e adapta-lo ao seu póprio tempo. As obras refletem princípios como harmonia, ordem, lógica, equilíbrio, simetria,...
tracking img