Vitaminas e metabolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE BIOMEDICINA- 1º PERÍODO

















Vitaminas e sua importância no metabolismo














Recife, 2012

Danielle Gouveia
Millena Kallyne
Nastasja Lyra
Osana Diniz
Thaynan Sama











Vitaminas e sua Importância no MetabolismoTrabalho solicitado pela professora Tereza Correia, do componente curricular de Bioquímica, do Centro de Ciências Biológicas, como critério de avaliação da disciplina de Bioquímica I, da turma de primeiro período do curso de biomedicina.


















Recife, 2012
Sumário


Introdução 04
Vitaminas 05
1. Função Geral 05
2. FunçõesBioquímicas 06
3. Vitaminas como Cofatores Enzimáticos 07
Vitamina Hidrossolúveis 08
1. Tiamina 08
2. Riboflavina 09
3. Niacina 09
4. Biotina 10
5. Ácido Pantotênico 10
6. Ácido Fólico 11
7. Cobalamina 12
8. Piridoxina 13
9. Ácido Ascórbico 14
Vitaminas Lipossolúveis 15
1.Vitamina A 15
2. Vitamina D 19
3. Vitamina K 20
4. Vitamina E 21
Resumo 22
Conclusão 24
Bibliografia 25
Anexos 26








Introdução

O nosso corpo é minunciosamente regulado por agentes internos e externos. A despeito dos agentes biológicos responsáveis por tal regulação, é fato que também há uma grande participação de fatoresbioquímicos. Dentre estes, se destacam as proteínas, enzimas e vitaminas.
Alguns acreditam que proteínas e enzimas são essenciais ao corpo, enquanto que as vitaminas são meramente supérfluas. É objetivo deste trabalho mostrar o erro de tal afirmação.
Vitaminas são biomoléculas orgânicas, embora nem todos os organismos possam sintetizá-la (como é o caso dos animais superiores). Elas auxiliam certasfuncionalidades do organismo, como a visão, a resistência óssea e etc., além de serem responsáveis por algumas funções específicas. E essas não são suas únicas atuações.
É de conhecimento comum que enzimas são biomoléculas essenciais no organismo, pois realizam reações que só seriam possíveis em temperaturas muita altas, incompatíveis com a vida. O que nem todos sabem é que algumas enzimas sóadquirem funcionalidade ao se unirem à vitaminas, quando estas estão sob a forma de coenzimas. Ao haver a união, a coenzima (vitamina) complementa a estrutura enzimática, deixando-a em sua forma ativa.
Como tudo tem seus dois lados da moeda, as vitaminas também possuem um aspecto negativo: algumas delas podem ser tóxicas ao organismo quando encontradas em grande quantidade. Além disso, suafalta pode causar algumas doenças.
Apresentaremos a seguir as vitaminas, onde podem ser encontradas, em que atuam e, um ponto forte para o este trabalho, as principais coenzimas formadas por elas.




















Vitaminas

Vitaminas são moléculas orgânicas pequenas necessárias em pequenas quantidades na dieta de alguns animais superiores. São compostosorgânicos não-relacionados quimicamente, que não podem ser sintetizados por humanos( com exceção da vitamina D) o que condiciona sua necessidade na dieta.
Nove vitaminas (ácido fólico, cobalamina, ácido ascórbico, piridoxina, tiamina, niacina, riboflavina, biotina e ácido pantotênico) são ditas hidrossolúveis, enquanto quatro vitaminas (vitaminas A,D,E e K) são ditas lipossolúveis. As vitaminassão requeridas para a execução de funções celulares específicas. Por exemplo, muitas das vitaminas hidrossolúveis são precursores de coenzimas para as enzimas do metabolismo intermediário. Em contraste com as vitaminas hidrossolúveis, somente uma vitamina lipossolúvel ( vitamina k) tem função de coenzima. Essas vitaminas são liberadas, absorvidas e transportadas com a gordura da dieta. Elas não...
tracking img