Renascimento e classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento

Renascimento é o nome que se dá ao período que vai do século XV ao XVI. O Renascimento foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna.
Fundamentado no conceito de que o homem é a medida de todas as coisas, significou um retorno às formas e proporções da antiguidade greco-romana. Estemovimento artístico começou a se manifestar na Itália, mais precisamente em Florença, cidade que a essa altura já tinha se tornado um estado independente e um dos centros comerciais mais importantes do mundo.
Em poucos anos, o renascimento difundiu-se pelas demais cidades italianas (período conhecido como quattrocento), para se estender pouco a pouco, em fins do século XV, ao resto do continenteeuropeu, no chamado cinquecento, ou renascimento clássico. As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então reinante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade.

Características do Renascimento

Antropocentrismo (o homem no centro): valorização do homem como ser racional. o homem passa a servisto como a mais perfeita obra da natureza. Tem capacidade criadora e pode explicar os fenômenos à sua volta.
Otimismo: acreditavam no progresso e na capacidade do homem de resolver problemas. Apreciavam a beleza do mundo e tentavam captá-la em suas obras de arte.
Racionalismo: tentativa de descobrir pela observação e pela experiência as leis que governam o mundo. A razão passa a ser a base doconhecimento, indo de encontro ao saber baseado na autoridade, tradição e inspiração religiosa que marcou a cultura medieval.
Humanismo: o humanista era aquele que traduzia e estudava os textos antigos, principalmente grego-romanos. Uma das características desses humanistas era a não especialização. Seus conhecimentos eram abrangentes.
Hedonismo: valorização dos prazeres sensoriais. Esta visão seopunha à idéia medieval de associar o pecado aos bens e prazeres materiais.
Individualismo: a afirmação do artista como criador individual da obra de arte se deu no Renascimento. O artista renascentista assinava suas obras, tomando-se famoso.
Inspiração na antiguidade clássica: procuraram imitar a estética dos antigos gregos e romanos. O próprio termo Renascimento foi cunhado pelos contemporâneosdo movimento, que pretendiam estar fazendo renascer aquela cultura, desaparecida durante a "Idade das Trevas"


Contexto Histórico

As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas eacumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc. Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) setornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas. Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivomovimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.
O Trecento (em referência ao século XIV) manifesta-se predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença , pólo político, econômico e cultural da região. Giotto, Dante Aliguieri, Bocaccio e Petrarca estão entre seus representantes. Características gerais:...
tracking img