O ciclo da vida humana uma perspectiva psicodinâmica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CICLO DA VIDA HUMANA
UMA PERSPECTIVA PSICODINÂMICA

Fabiane Schwartz

Profª. Sandra Cristina Girardi
Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES/SOCIESC
Psicologia (PSI2N) – Desenvolvimento Humano 1
18/11/11

RESUMO

A gestação é fator importante tanto para a mãe como para o futuro bebê, a qual necessita de cuidados sobre os aspectos emocionais que envolvem a gestação, o partoe o puerpério. A mãe precisa de conhecimento para desenvolver uma gestação saudável, dando ao bebê as condições emocionais necessárias para que se sinta desejado e possa vir ao mundo sem bloqueios gerados na gestação. Após o nascimento, a mãe ou o cuidador, tem o papel de libidinizar o bebê para que o mesmo se desenvolva fisicamente e emocionalmente, dando continuidade a educação para formá-locomo um sujeito social.

Palavras-chave: Puerpério; libidinizar.

1 INTRODUÇÃO

A relação mãe-bebê inicia-se na gestação, aonde a mãe transfere ao feto seus estados emocionais, afetivos e sua ligação com ele, influenciando o psiquismo do futuro bebê desde então.
A partir do nascimento, vários fatores dão início ao desenvolvimento da criança, que precisa estar em contato com os pais e omundo exterior para desenvolver suas habilidades sensoriais, motoras, sociais e morais.

2 GESTAÇÃO, PARTO E PUERPÉRIO

Segundo Eizirik; et al. (Orgs.) (2001, p.32) "O período de gestação é crítico para a saúde do feto e do futuro bebê. É fundamental o acompanhamento pré-natal para que se possam evitar problemas permanentes futuros, tanto de origem materna quanto fetal".
A mulher em suagestação, passa por diversas alterações metabólicas e hormonais, as quais causam mudanças estruturais que influenciam seu comportamento, tanto no pensar como no agir.
Se a mãe teve um desenvolvimento infantil saúdável, com modelos de pais afetivos e equilibrados emocionalmente, provavelmente formará também uma família bem estruturada.
A mãe pode optar em ter um acompanhamento psicológico para lidarcom essa nova fase, pois surgirão grandes alterações na rotina de sua vida, com seu marido, pais, profissão, estudos, etc. Caso a mãe tenha marido, deverá saber como conciliar seu relacionamento conjugal e com seu bebê após seu nascimento. A ajuda de um psicólogo vai orientá-la como superar as crises existentes no período da gestação e pós parto, na educação da criança quando vier ao mundo, etc.É importante a presença de alguém ao lado da gestante para tranquilizá-la durante a preparação do parto e da realização do mesmo. Tanto a mãe da gestante, como o pai da criança, seu companheiro, uma parteira ou enfermeira podem estar ao seu lado, dando apoio, para que a mesma se sinta segura e possa superar os momentos de crise, temor à dor, a morte, ao parto traumático, ao fórceps, àcesariana, a má formação do bebê ou a morte dele.

Eizirik; et al. (Orgs.) (2001, p.35) cita que:

A partir do parto, a criança adquire vida própria, sendo expulsa do organismo materno e assumindo suas funções biológicas vitais. Por sua vez, a mãe começa a passar por um processo de readaptação ao estado de não-gravidez. Essas modificações bruscas podem ser complicadas, difíceis e dolorosas, o quetorna o puerpério um momento delicado e importante.

Para Eizirik; et al. (Orgs.) (2001, p.37):

Ser uma boa mãe envolve um certo grau de maturidade psicossocial, e implica muito mais do que simplesmente nutrir o bebê. O recém nascido, só pelo fato de sua existência, representa o preenchimento das necessidades receptivas da mãe, fazendo com que ela se sinta inteira e completa. À medida quea simbiose emocional pós-parto evolui, a mãe começa a individualizar-se novamente, tornando-se cada vez mais segura quanto à sua habilidade de amar e tomar conta de seu bebê.

Após o nascimento do bebê, na primeira hora é realizado o teste dos reflexos para identificar se há alguma anormalidade com o mesmo.
O desenvolvimento do indivíduo está intimamente ligado as interações demonstradas...
tracking img