Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação @ Distância
Educação sem fronteiras

Metodologia Científica


Caro (a) Aluno (a),


Prosseguindo com a programação da disciplina de Metodologia Científica, vamos estudar os conteúdos do Módulo I - Natureza do Conhecimento Científico. As temáticas que serão discutidas nesse módulo ampliarão os seus conhecimentos sobre os conceitos de ciência,método, objeto e abordagem científica. Inicialmente, estudaremos os diferentes modos de conhecer.
COM ESTA AULA VOCÊ DEVERÁ SABER:
- Identificar os diferentes tipos de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico.
NOSSO TRABALHO JÁ COMEÇOU !!!

Provavelmente você já ouviu falar sobre os diferentes níveis do conhecimento, mas esteja pensando: preciso estudar melhor, poispouco conheço sobre este tema!

Fique tranqüilo (a), certamente com a leitura desse texto você irá adquirir um certo domínio a respeito do assunto. Este texto lhe proporcionará um desenvolvimento crítico-reflexivo sobre os níveis do conhecimento, permitindo-lhe maior aprofundamento sobre o assunto, sobretudo no que diz respeito ao conhecimento científico. Será importante para acompreensão dos conteúdos abordados na disciplina de Metodologia Cientifica. .




















Os diferentes modos de conhecer



A humanidade, com o passar dos tempos, reuniu informações que lentamente foram traduzidas como conhecimentos. Esse fato foi motivado pela necessidade que o ser humano primitivo teve de observar o seu habitat, para satisfazer as suascuriosidades e explicar a seqüência dos acontecimentos (FACHIN, 2003).
Assim, as experiências humanas na vida cotidiana fizeram com que os saberes surgissem. Esses conhecimentos foram divididos em 4 níveis: conhecimento empírico, conhecimento teológico, conhecimento filosófico e conhecimento científico. De acordo com Mattar (2005), Fachin (2003), Lakatos e Marconi (2001) e Severino (2000), essesníveis do conhecimento podem ser compreendidos como:
- Conhecimento empírico ou popular: também chamado de “senso comum”, é aquele que todo ser humano desenvolve, no contato direto e diário com a realidade. Esse conhecimento é adquirido independentemente de estudos, de pesquisas, de reflexões ou de aplicações de métodos, pois é obtido por meio da experiência da vida cotidiana e, muitas vezes,ao acaso, fundamentando-se apenas em experiências vivenciadas ou transmitidas de pessoas para outras




pessoas, fazendo parte das antigas tradições (conjunto de crenças) e opiniões. Assim, essa forma de conhecimento não tem a confiabilidade que marca o conhecimento científico, que segue uma metodologia específica. Por exemplo, pudemos observar na foto, mulheres fazendo uso de seuconhecimento com os fitoterápicos, ou os remédios obtidos a partir de ervas e plantas.

- Conhecimento teológico ou religioso: está fundado na fé e na crença divina, ou ainda a um Deus. Essa forma de conhecimento é produto de intelecto do ser humano que recai sobre a fé; provém das revelações do mistério oculto ou do sobrenatural, que são interpretadas como mensagem ou manifestação divina.Afinal, para crer não é preciso ver, pois cremos mesmo que as evidências apontem para o contrário do que a religião ensina. De fato, “as “verdades” religiosas estão registradas em livros sagrados ou são reveladas pelos deuses (ou outros seres espirituais) por meio de alguns iluminados, santos ou profetas” (MATTAR, 2005, p. 3).

- Conhecimento filosófico – remonta à Grécia Antiga, aosfilósofos gregos, quando a Filosofia nasceu como um tipo de saber procurando diferenciar-se dos mitos, da retórica, das tragédias dos poetas. Com a Filosofia ocidental nascem também as ciências. Mas saiba que desde o início as diferenças entre o conhecimento filosófico e o das ciências não eram muito claras, e os primeiros filósofos foram, também, os primeiros cientistas (MATTAR, 2005,p. 3)....
tracking img