Resumo do filme um estranho no ninho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS – ESUDA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA









PSICOLOGIA DO ACOMPANHAMENTO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

UM ESTRANHO NO NINHO - FILME












RECIFE/2013



FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS – ESUDA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA






PSICOLOGIA DO ACOMPANHAMENTO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAISTrabalho elaborado pelos alunos acima citados como requisito parcial da Disciplina de Psicologia do Acompanhamento a Pessoas com Necessidades Especiais, do 7º período ministrada pela professora Fabiana Wanderley.



RECIFE/2013
RESUMO DO FILME

O filme relata a história de Randle Mucmurphy, que após ser preso por estrupo, finge ser louco, para não cumprir pena na cadeia. Ele étransferido para um manicômio, ao chegar ele observa toda rotina monótona daquele local, suas regras e onde todos eram pacientes submissos a elas não sendo capazes de poder expressar nenhuma reação, não podiam rir, cantar, eram completamente submissos.

McMurphy inicialmente pensa que seria como umas férias em um manicômio, só depois ele vai descobrir o quanto está errado. Claramente ele nãopertence aquele lugar. Com sua presença, todos os pacientes percebem o quanto ele é diferente, livre, espontâneo e muito irreverente do que eles, e aos poucos vão se permitindo influenciar de forma complacente pelas suas idéias.

Eles eram muito obedientes e temiam muito a enfermeira Mildred Ratched, que não zelava pela saúde dos pacientes, mas só se preocupava em impor as regras e ordem dainstituição.

McMurphy tenta lutar contra todo aquele conformismo, que pode até ser uma critica ao espírito da nossa sociedade atual. Com o tempo todos que estavam ali internados passam a encontrar em McMurphy aquilo que eles gostariam de ser, mais que infelizmente não podiam devido a organização da clinica. Eles passam a olhar McMurphy como seu líder e protetor contra as ameaças e punições, pois ele nãotemia a enfermeira, devido a segurança que tinha.

Por quebrar as regras e desobedecer sempre ás ordens dada na instituição, McMurphy foi reprimidos pelos dirigentes, enfermeiro e médicos, porque ele utilizava varias artimanhas para ajudar seus colegas, e fazia isso sempre com muita inteligência e malandragem, e por varias vezes teve sua insanidade contestada, mais ele imaginava que se todosacreditassem em sua loucura, teria sua liberdade alcançada.

Ao longo do filme McMurphy enlouquece com a tortura mental da rotina diária daquele hospício. Tendo entrado ali para se livrar da cadeia, ele forçadamente se encaixa naquele ciclo vicioso, de horror e de injustiça, onde pacientes, minimizados a figura de meras coisas, tem que se sentir como o lixo do sistema e como anormalidade daperfeição.

Este filme tem como finalidade de mencionar com bastante força, que os mecanismos da sociedade eliminam os membros indesejáveis para estimular os outros, a exemplo das punições sofridas pelos pacientes, como agressões físicas, choques elétricos, lobotomia, como forma de impedir que os demais desejassem desobedecer ás regras daquele lugar. Ele discute a consciência da sociedade e a exclusãodaqueles que as desobedecem.

O filme nos surpreende com a luta de McMurphy pela dignidade da vida de seus companheiros e por si mesmo. Eles eram feitos de loucos por uma sociedade que, essa sim, é louca.

A loucura não está neles, está na ideologia que regra o mundo.
































HIPÓTESES DIAGNISTICAS



McMurphy era um homem que foipreso por cometer um estupro com uma menina de menor de idade, e por apresentar alguns sintomas de patologia mental, foi encaminhado para o hospital psiquiátrico a fim de ser tratado, por ser uma pessoa impulsiva, totalmente fora dos padrões de regras e condutas morais, detestava rotinas e sempre muito inquieto, inquietação que pode-se diagnosticar um distúrbio de conduta por promover perigo ao...
tracking img