O caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA, elaborada em 27/03/2011, by FSG.

FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de cavernas. Trad. Plauto Faraco de Azevedo. Porto Alegre: Fabris, 1976.

“O caso dos exploradores de cavernas”,narra uma história ocorrida em maio no ano imaginário de 4299. O livro é intrigante e interessante, uma vez que levante um assunto muito difícil de tratar, o duelo da Lei e sua aplicabilidade. O quehá de prevalecer, a Lei em sentido estrito, ou sua interpretação com base nas brechas que ela tem em relação aos fatos apurados sobre determinado caso?
O livro “O caso dos exploradores de cavernas”consiste em um estudo da argumentação jurídica elaborado pelo professor de Jurisprudence da Harvard Law School, Lon Fuller, em 1949.
A história é sobre cinco espeleólogos membros da SociedadeEspeleológica (organização amadorística de exploração de cavernas), que durante uma expedição a uma caverna de rocha calcária ficaram presos após um grande desmoronamento que bloqueou completamente a únicaentrada da caverna.
No vigésimo dia em que se encontravam presos na caverna, sem as mínimas chances de sobrevivência, um dos espeleólogos, Whetmore conseguiu comunicar-se com o lado de fora através de umrádio transmissor que eles haviam levado para o trabalho de exploração da caverna. Questões foram levantadas pelos espeleólogos. E, a mais curiosa foi a dirigida à equipe médica: qual a possibilidadede manterem-se vivos consumindo a carne humana? Visto que o resgate levaria no mínimo mais dez dias, e sem alimento, seria improvável a sobrevivência de qualquer deles.
Os exploradores dirigiramvárias perguntas ao lado de fora da caverna, a fim de saber a moralidade e licitude do ato de comerem carne humana na situação em que se encontravam. Porém ninguém quis se comprometer. Há questõesimbuídas de culpabilidade nesse caso, por que as autoridades demoraram tanto nos resgates? Qual foi o motivo que levaram, autoridades judiciárias, médicas, governamentais e religiosas ao silêncio.
Não...
tracking img