O caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Caso dos Exploradores de Cavernas
A obra relata um fato ocorrido em uma caverna no ano 4300. A data foi escolhida pelo autor com a finalidade de mostrar que as questões abordadas são inerentes àraça humana, independendo da época.
Ocorreu que cinco exploradores de cavernas se viram presos por um desabamento no exercício de sua função. Quando começou a operação de resgate, que custou a vida dedez operários, descobriu-se que eles possuíam um rádio comunicador. Ao entrar em contato, perguntaram quanto tempo resistiriam sem comida, e detectaram a impossibilidade de sobrevivência, uma vez queo resgate ainda demoraria.
Assim, um dos exploradores, chamado Whetmore, perguntou ao médico se conseguiriam sobreviver se usassem a carne de um deles com alimento. Com a resposta positiva,decidiram tirar a sorte. No momento em que faziam isso, Whetmore desistiu da idéia, embora tenha sido o sorteado, aceitando depois, segundo eles, ser sacrificado.
Quando finalmente saíram, os exploradoresrestantes foram acusados pela morte do colega e condenados à forca, uma vez que o juiz de primeira instância levou em consideração a legislação vigente no sentido literal, que prevê essa pena a quemtira intencionalmente a vida de outrem. Após o tribunal dissolver-se, o júri pediu que a pena dos réus fosse reduzida a seis meses de prisão. Quatro juízes votaram sobre o caso.
O primeiro juiz, Foster,absorve os réus, baseando-se em argumentos jusnaturalistas. Ele diz que na situação em que os condenados se encontravam as leis existentes e a eles direcionadas como cidadãos não mais eram capazes desatisfazer a nova realidade. Sendo assim, no momento em que tiraram a vida de Whetemore, eles simplesmente não eram regidos pela lei que os condenou. Dessa forma, deveriam ser absorvidos.
Tatting, osegundo juiz a apreciar o caso, se julga incompetente para tal função, uma vez que se encontra profundamente envolvido emocionalmente, o que o torna incapaz de realizar juízo imparcial. Também usa...
tracking img