O caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No inicio de maio do ano de 4299, cinco membros da Sociedade Espeleológica (organização amadorística de exploração de cavernas) penetraram no interior de uma caverna de rocha calcária. Quando estavambem distantes da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento da terra, que bloqueou, completamente, a única saída da caverna. Não voltando dentro do prazo normal, os familiares dos exploradoresavisaram a Sociedade Espeleológica que encaminhou uma equipe de socorro ao local.
O trabalho de resgate foi extremamente difícil. Novos deslizamentos de terra ocorreram. Em um deles, dez operáriosmorreram soterrados. Os fundos da Sociedade Espeleológica foram exauridos. Foi necessária uma subvenção do poder legislativo, e uma campanha de arrecadação financeira para a complementação dos fundos. Alibertação da caverna só foi possível no trigésimo dia, contados a partir do início dos trabalhos de resgate.
No vigésimo dia de resgate, foi descoberto que os exploradores possuíam um radiotransmissor, o que tornou possível a comunicação entre os mesmos e o acampamento de resgate. Os exploradores perguntaram quanto tempo no mínimo, levaria o resgate. A resposta foi que o resgate levaria no mínimomais dez dias. Em vista desta resposta, os exploradores fizeram-lhe duas perguntas: - Se poderiam sobreviver mais dez dias sem alimentação e se no caso de alimentarem-se de carne humana, teriamchances de sobreviver. A primeira recebeu uma resposta negativa e a segunda foi-lhe dito que teriam grandes chances de sobrevivência alimentando-se de carne humana.
Os exploradores dirigiram váriasperguntas as autoridades religiosas, judiciárias e médicas, a fim de saber a moralidade e licitude do ato de se alimentarem de carne humana de um deles, na situação em que se encontravam. As autoridades nãoderam respostas a nenhuma destas perguntas.
Após a ausência de respostas, a comunicação foi interrompida e os exploradores decidiram sacrificar um dos cinco, para que a sobrevivência dos outros...
tracking img