O bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Santo Agostinho – FSA
Associação Teresisenense de Ensino – ATE
Núcleo de apoio pedagógico – NUAPE
Graduação do curso em psicologia
Disciplina: Metodologia Cientifica
Professora: Jovina Soares

Projeto Pesquisa:
O Bullying

Teresina – PI,
Junho de 2012
Anderson Soares
Deyane de Sousa Sá
DjavanSantos Oliveira
Gleice Érica Soares da Silva
Ionaria Dias
João Evandro Marinho
Karoline Fernandes de Sousa
Nayane Cavalcante Araújo
Wendell de Sousa

FINALIDADE:
Aprofundamentos básicos acerca do fenômeno “o bullying.”.

TERESINA – PI,
JUNHO DE 2012
JUSTIFICATIVA
A pesquisa tem por objetivo mostrar a importância minuciosa de analisar o caso bullying, pois toda criança pode sofrerpreconceitos em qualquer ambiente, fenômeno esse que causa muitos transtornos psicológicos e que podem atrapalhar a vida inteira de uma criança, por isso, percebemos que nos dias atuais esse tipo de preconceito continua aumentando de forma assustadora, sobretudo, causando transtornos e horrores psicológicos gerando violência entre muitos indivíduos. O bullying é um fenômeno de agressão velada,física, verbal ou psicológica, capaz de acarretar enorme prejuízo emocional, psicológico e social no indivíduo vitimizado. Muitas são as discussões sobre a postura das instituições frente às ocorrências de “Bullying”. O desafio está em detectar e interromper, mas deve concentrar-se em prevenir. A instituição escolar, junto com pais, corpo docente e todos os funcionários da instituição, devem criar eexecutar campanhas de conscientização anti-bullying. Bom humor e brincadeiras são comuns na juventude e devem estar sempre presentes em nossas vidas, mas a linha divisória entre atitudes dessa natureza e Bullying, por vezes passam do limite. Para fazermos a diferenciação é importante observarmos a relação: intenção/repetição/motivação com o sofrimento causado. Em geral, esse comportamento abusivo queocorre frequentemente nas escolas é tido como normal, habitualmente ignorados ou não valorizado da devida forma por pais e professores. O Bullying está presente em todas as escolas, sem exceções, em todo o nosso país e, possivelmente, em todo mundo, independente de cultura e níveis sociais. A partir disso, sugerem-se, para discussão e reflexão, algumas ideias sobre formas de prevenção eintervenção desse tipo de comportamento agressivo.

OBJETIVOS:
Geral:
Analisar as principais causa e motivos que levam um sujeito a essa pratica, mesmo numa certa idade, contudo também suas principais consequências no decorrer do texto.
Especifico:
* Procurar de maneira clara mostrar quais são as principais teses que se posicionam ao estudo do caso Bullying no País;
* Verificar e exibir osconceitos e princípios do fenômeno o Bullying na Infância;
* Comparar os principais motivos que levam as crianças a pratica desse absurdo que é o Bullying;

METODOLOGIA
O processo de analise desta pesquisa acontecerá em um único momento. Com uma pesquisa bibliográfica, no qual faremos através de leituras acerca do tema, em livros, artigos, revistas e internet. E uma breve pesquisa de campo euma entrevista online, com um Psicólogo da cidade de Elesbão Veloso-PI, Dr. José Cavalcante Neto, um profissional na conduta do comportamento do ser humano.
Portanto, a pesquisa será dois aspectos, o de leitura em dados e uma pequena entrevista que será feita através do e-mail.

PROBLEMATIZAÇÃO
Quais as causas e consequências dos transtornos psicológicos no processo de ensino aprendizagem,focado em uma breve pesquisa com dados e referencias sobre o tema “O Bullying”. E porque é importante analisar as causas e consequencias deste mal absurdo?

MARCO TEÓRICO
Inicialmente o bullying abrange grandes números e aspectos de preconceitos, sobretudo, mas não apenas, nas escolas, caracterizada por atos agressivos, repetitivos e deliberados de alguns amigos contra um ou mais colegas....
tracking img