O brasil e suas faces

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRASIL E SUAS FACES

DIRETIZES ECONÔMICAS NO BRASIL NO PERÍODO 1940-1949

Em 1939 teve inicio um período de dificuldades na economia Brasileira que se estende Até 1942, onde a média decrescimento da economia era de 0,9%a/a.
Na década de 40 começaram a se desenvolver outros tipos de atividades industriais:
-No setor de minerais,
-Na metalurgia,
-Na siderurgia, setores com maiortecnologia.
Era fundamental ter em mãos os recursos minerais, hidrelétricos, a produção de aço, máquinas e equipamentos, para estabelecer a base do desenvolvimento econômico, industrial e social brasileiro.A partir de 1941 Vargas iniciou um arrastado método de aproximação com o governo norte-americano, através de negociações que permitiram muitas reivindicações do governo brasileiro, em troca o Brasilse tornaria aliado do EUA, na guerra.
O desinteresse de empresas privadas norte-americanas em investir no projeto siderúrgico brasileiro fez com que Roosevelt interviesse diretamente na negociação,resultando na construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O assunto acabou virando muito mais político do que somente um assunto de ordem econômica nasrelações Brasil - Estados Unidos. Dessa forma, foi emprestado pelo governo americano 20 milhões de dólares que bancavam quase a metade do capital da CSN em 1941.
Contudo, da mesma maneira em que setornava real a vitória aliada no conflito, a partir de 1942, o governo norte-americano foi se tornando cada vez menos presente, com relação aos interesses brasileiros. Dessa forma, as vantagens comerciaisacordadas no início do conflito, foram substituídos por outros menos lucrativos para os produtos nacionais exportados. Sendo assim, os preços do café no mercado internacional ficaram bem abaixo doesperado pelos exportadores e pelo governo brasileiro durante parte da década de 1940.
O governo brasileiro adotou uma atitude de neutralidade, garantindo ao Brasil crescimento industrial e vantagens...
tracking img