O bom professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O “BOM” PROFESSOR SOB A ÓTICA DO PRÓPRIO PROFESSOR
Nilma Fernandes do Amaral Santos (UnU Jaraguá-UnUCSEH/UEG)
INTRODUÇÃO
Dos corredores da escola às atuais publicações, se discute o papel do professor e suas características ou saberes, que o fazem um “bom” profissional no exercer de seu ofício. A necessidade de ouvir o próprio professor dizer as características que o tornam “bom”, vem nospossibilitar dados para compreender a sua auto-imagem e assim analisar coerências e incoerências com obras já publicadas. Refletir sobre essa problemática é interesse de todos os profissionais de educação, afinal compreender como seus pares concebem seu trabalho é também analisar o que o momento histórico anseia por sua atuação, enquanto sujeito e o que a própria história contribuiu para talpensamento.

Convém também relatar o porquê de a maioria de professores serem mulheres, uma vez que as funções maternas entrelaçam aos cuidados com as crianças, a esse necessário “amor”. Segundo Arroyo (2000), a frase “quem não sabe ensinar, ama” foi repetida nos anos 1980 como se a incompetência técnica da professora primária fosse compensada pelos seus traços amorosos. Isso traduzia uma visãotecnicista que reduzia o entendimento da Educação Básica como domínio de técnicas, descartando qualquer análise pautada no contexto social, político e econômico.
A concepção do magistério como vocação e sacerdócio tem raízes no século XVI, quando se fomentou a educação por motivo religioso. Essa concepção foi rearticulada intensamente a partir do século XIX, pelo Movimento da Restauração (religiosa epolítica) uma frente conservadora por meio da qual de pretendia construir um dique ao avanço do ideário liberal que alcançava a bandeira da educação pública e laica para todos e da especificação técnico-profissional das funções do magistério. No contexto da restauração religiosa, o magistério e suas funções sociorreligiosas eram concebidos como vocação: uma missão nobre e santa. O professor era tido,nessa concepção, como uma figura estratégica, o guardião de uma ordem cujo sistema de referência era o sagrado e cujas normas econômico-sociais se legitimavam por normas e valores religiosos. (PATRÍCIO, 2005, p.24).

OBJETIVOS
Ÿ Caracterizar o “bom” professor sob a ótica do próprio professor; Ÿ Relacionar dados coletados com a bibliografia já publicada sobre o tema; Ÿ Inferir possibilidadesformativas para o profissional da educação.

METODOLOGIA
Para realizar o presente estudo, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica e estudo de campo em duas escolas (uma pública de Aparecida de Goiânia, outra particular do município de Goiânia) com o uso de questionários. Este instrumento foi respondido por 37 professores. Após tais procedimentos, as respostas foram tabuladas, organizadas emcategorias e analisadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
As características apontadas ao “bom” professor, evidenciadas em questionários foram tabuladas e separadas em categorias, que são: cognitivas, sócio afetivas, profissionais e políticas. As cognitivas são as características que se referem ao universo intelectual; as sócio-afetivas referem-se ao saber, aos fazeres, voltados à relação professor – aluno nonível social e afetivo. As profissionais são as características pertencentes à profissão, ao ofício e, finalmente, as políticas são as voltadas à compreensão da função social do ofício. As características cognitivas foram: pesquisador e investigador (3), domínio de conteúdo (12), criatividade (8), relacionar conteúdo com a prática (2), embasamento teórico (2), ter segurança no que diz (1),capacidade de se adaptar as dificuldades (1), crítico (1), avaliar-se (2), relacionar teoria e prática (1), observador (1). As características sócio-afetivas apontadas foram: amor pelo que faz (9), vocação (2), paciência (3), atencioso (1), bom relacionamento (1), respeitador (1), incentivador (1), motivador (1). Quanto às características profissionais apresentaram: qualificação (1), competente (1),...
tracking img