O bicho da goiaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“De onde vem o bicho da goiaba?”
Algumas Influências socioculturais na
elaboração de explicações biológicas


Claúdia Baumgarten,
Dayse Lara de Oliveira
Maria Isabel Dalla Zen


1. Pra começo de conversa... Como se desvenda a realidade dos sujeitos? Como se trabalha em função de desvelar os conhecimentos adquiridos pelas crianças através das experiências do cotidiano? Comosistematizar essas aquisições?

Para se responder estas questões é preciso partir do pressuposto de que se ensina para quem já sabe. É necessário estudos que verifiquem como cada aluno compreende o mundo, quais os esquemas utilizados na sua compreensão, quais são suas concepções prévias.
Esta concepção surge de uma perspectiva que começa a valorizar o aluno como sujeito interpretativo, que compreende osaber a partir de seus sistemas de valores.
Este trabalho busca investigar a elaboração de conceitos científicos relativo à produção de seres vivos, através dos resultados obtidos de uma pesquisa com um grupo de crianças, estudantes da rede publica estadual e municipal de Porto Alegre (RS) confrontado com os resultados obtidos anteriormente com crianças pertencentes a escolas particulares dePorto Alegre.

2. E a metodologia?

A metodologia usada na pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, com uma preocupação em elucidar a maneira como os entrevistados pensam em relação às questões focalizadas. Para isto foram feitas pesquisas com 61 crianças com média de idade de 09 á 10 anos, sendo 30 de escolas públicas e 31 de escolas particulares, as entrevistas eram semi-estruturadas, quepartiam de um problema previamente elaborado, onde novas questões eram feitas de acordo com as respostas dadas pelos entrevistados e depois que haviam se esgotadas todas as explicações para a primeira.
Para conhecer as concepções espontâneas das crianças, as entrevistas partiam de três situações-problemas. 1) Em um apartamento de 5º andar, havia uma lagarta comendo uma samambaia. Como elaapareceu lá? 2) No verão, nota-se que há mais mosquitos que no inverno. Porque isso acontece? 3) È comum ter bichinhos dentro da goiaba. Como é que esses bichos foram parar lá dentro? As entrevistas foram analisadas sob o ponto de aspectos biológicos e lingüísticos. No que se refere às explicações biológicas a hipótese das crianças variou desde uma hipótese abiogênica (surgimento dos animais a partir damatéria inanimada ou de restos orgânicos) até uma biogênica (surgimento dos animais a partir dos pais).

3. E os resultados?

Através da analise das entrevistas, ficaram claras as evidencias socioculturais e lingüísticas. Foi possível destacar o ambiente social em que vivem as crianças, pois sempre citavam situações vividas no meio escolar. E ainda foi visível ainda que muito tênue ainfluencia de outros objetos culturais.
Segundo as autoras, analisando os dois grupos, podemos dizer que contextos socioculturais diferentes podem gerar exemplos variados para a explicação do surgimento de novos seres vivos.
E no que se referem aos aspectos lingüísticos pode-se notar repetições utilizadas como estratégia para ganhar tempo, pensar, chamar a atenção do entrevistador, obter confirmaçãoou concordância e manifestações de recursos lexicais como intensa utilização de diminutivos, uso de vocábulos adquiridos através de leituras e das vivências do cotidiano e uso de vocábulos típicos do dialeto social e ainda construções morfossintáticas com emprego de combinações próprias do dialeto social.

4. As manifestações.

Segundo as autoras as manifestações lingüísticas evidencia, adesenvoltura na seleção de palavras e expressões para exemplificar idéias e tornar suas falas mais compreensivas e até mesmo expressões, utilizadas pelas crianças de classe popular que denotam um distanciamento entre elas e a entrevistadora.
Porém os entrevistados manifestavam-se de forma espontânea e com naturalidade através da linguagem adotada.
Nas crianças das escolas particulares,...
tracking img