O barroco

Páginas: 4 (932 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
O Barroco
Onde nasceu o Barroco?
Este novo estilo artístico nasceu em Roma (Itália), a partir das experiencias maneiristas de finais do século XVI e rapidamente se expandiu para os restantes paísesEuropeus, atingindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas da América Latina e da Ásia.
Origem da palavra:
A origem da palavra Barroco tem várias versões porém são duas as principais: unsafirmam ser derivada do italiano “ barroco” um obstáculo na lógica escolástica medieval enquanto outros afirmam ser uma palavra de origem espanhola barueco (que simbolizava uma perola de formairregular). Esta denominação foi atribuída no final do século XVII a este estilo, contendo uma intenção pejorativa devido ao facto de nessa altura este período ser ainda visto como a fase de decadência doRenascimento. Apenas nos inícios do século XX é que o barroco foi devidamente reconhecido.

Caracterização do novo estilo artístico:
Ao contrário da simplicidade e serenidade do estilo renascentista,o barroco caracteriza-se pelo movimento, dramatismo e exagero. O barroco era uma arte espetacular e faustosa e por isso impressionava os fiéis quando entravam nas igrejas. Por este motivo foidenominado uma arte da Contra-Reforma.
Existiam várias interpretações deste estilo, determinadas por diferentes contextos políticos, religiosos e culturais verificadas nos diferentes países e regiões,porém existiam algumas características gerais:
Características gerais:
* Tendência para a representação realista;
* Procura do movimento e do infinito;
* Tentativa da integração das diferentesdisciplinas artísticas;
* Emocional sobre o racional: o seu prepósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dossentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio;
* Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* Violentos contrastes de luz e sombra;
*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco
  • Barroco
  • BARROCO
  • barroco
  • barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • Barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!