Maias - passeio final de carlos e ega

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
No âmbito da disciplina de Português foi-nos proposto realizar um trabalho de grupo sobre o Passeio Final de Carlos e Ega presente no capítulo XVIII da obra “Os Maias”, de Eça de Queirós.Este episódio é o epílogo do romance, em que dez anos depois, Carlos regressa Lisboa, vindo de Paris para visitar os seus amigos e o Ramalhete. Este capítulo acaba com um passeio simbólicoentre Carlos e Ega.

Estrutura Externa: Capítulo XVIII Estrutura Interna: Carlos descobre que Maria Eduarda é sua irmã Carlos comete incesto voluntário Carlos encontra o avô, Afonso,morto no quintal do Ramalhete Carlos e Ega viajam pelo mundo Carlos vive em Paris Carlos regressa a Portugal

“A uma esquina, vadios em farrapos fumavam; e na esquina defronte, naHavaneza, fumavam também outros vadios, de sobrecasaca, politicando.” ”O quê! O nosso Dâmaso! Casado!?... Sim, casado com uma filha dos condes de Águeda, uma gente arruinada, com um rancho deraparigas.” “E a Maria Blond? Gorda, emburguesada, casada com um fabricante de velas de estearina.”

“E o rapaz que morava ao lado, o belga? Arruinado na Bolsa... E outros ainda, mortos,sumidos, afundados no lodo de Paris!”
Não é a cidade, é a gente. Uma gente feiíssima, encardida, molenga, reles, amarelada, acabrunhada!...

O Rancho de Raparigas na actualidade correspondea uma Casa de “Meninas”.

Os vadios que fumavam na esquina correspondem actualmente aos toxicodependentes e aos fumadores.
A ruína das pessoas devido à Bolsa corresponde à crise mundialactual. Antigamente existiam pessoas más e egoístas tal como nos dias de hoje.

“O seu comportamento com a sobrinhita …” – Diminutivo

Adjectivação – “Era o retrato do pai, de Pedro daMaia, com as suas luvas de camurça na mão, os grandes olhos árabes na face triste e pálida que o tempo amarelara mais.”
a tanta luz, ao seu próprio chic - estrangeirismo

Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os mais-passeio final
  • Carlos Da Maia 2
  • Apresentaçao oral os mais carlos da maia
  • TESE FINAL Maria Carlos Final
  • TCC FINAL Carlos
  • TCC FINAL GERAL FGB CARLOS
  • RELATORIO FINAL PROF CARLOS BERGER
  • PG FELIPE MAIA FINAL 2 Rev

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!