O auto da compadecida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A área de estudo do artigo foi no município de Itinga na população do povoado da Ponte do Pasmado, Minas Gerais. As atividades básicas são representadas pela indústria extrativa, pecuária eagricultura.
Em primeiro lugar deve-se estudar o meio social-econômico do município para observar o meio em que vivem e quais hábitos da população. A partir disso foi analisado no devido artigo que apopulação tinham fatores de risco para a infecção do S. Mansoni , devido a frequência de contato com águas naturais que foram classificadas como: diária, semanal, quinzenal e mensal ou menos. As razões paracontato foram classificados como lavagem de roupas e de vasilhas, atravessar riachos, o trabalho nos campos, tomar banho, entre outros. Para entender melhor foi realizado um levantamento socioeconômiconas habitações da aldeia, ao qual foram consideradas variáveis como: o setor ocupacional do chefe da família, ocupação e local de nascimento do paciente, presença da habitação em relação ao fluxo e aqualidade de vida.
O exame clínico da esquistossomose foi realizado sem o conhecimento dos resultados parasitológicos de fezes. O exame foi realizado de acordo com os sinais e sintomas que ospacientes estavam apresentando como: dor abdominal, diarreia, hematêmese, sangue nas fezes e melena; os pacientes que não apresentavam nenhum desses sinais e sintomas foram considerados “assintomáticos”. Foirealizada também a palpação abdominal; o fígado e/ ou baço foram considerados palpáveis quando podiam ser sentidos imediatamente abaixo da margem do costal, com respiração de repouso.
O examelaboratorial foi realizado através do parasitológico de fezes onde cada pessoa na área de estudo recebeu uma caixa de lata para coleta de fezes, marcado com seu nome e o número de controle. O exame de fezesfoi realizado pelo método de Kato-Katz, o qual permite identificação e a quantificação por Grama de fezes das infestações. Cistos de protozoários podem não ser identificados por este método. A...
tracking img