Taxas de juros no programa brasil bom para todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Programa “Bom Para Todos”: nova redução juros para os serviços financeiros direcionados à micro e pequenas empresas

Apesar do ambiente econômico de incertezas os bancos comerciais do Brasilcontinuam apresentando uma das maiores taxas de lucratividade do mundo. Para conter os efeitos da crise econômica global sobre o país o Banco Central vem reduzindo o valor da taxa Selic desde agosto de2011. Com essa política monetária expansionista, o BANCEN visa aumentar a demanda doméstica. Na linha de frente contra spread1 cobrado pelos bancos comerciais privados estão a Caixa Econômica Federal e oBanco do Brasil (bco’s públicos). Por meio dessas instituições o governo federal objetiva reduzir as elevadas taxas de juros vigentes no mercado creditício brasileiro.

A Caixa e o BB foramautorizados a reduzir a remuneração cobrada sobre os seus financiamentos, forçando assim uma redução generalizada dos juros praticados na economia do país (bco’s privados).

No dia 12 de abril deste ano, oBanco do Brasil lançou o “Programa Bom Para Todos”. Pacotes de redução de juros para financiamentos voltados especialmente para pessoas físicas e micro e pequenas empresas (crédito para consumo,capital de giro, capital fixo e outros).

Dentro deste contexto o BB promoveu novas reduções de taxas de juros. No dia 09 de maio foi anunciada uma nova medida para ampliar o crédito para MPE’s (tabela1).

1

Spread – 1ª Diferença entre o quanto os bancos comerciais pagam para captar recursos e quanto cobra para cedê-los aos seus clientes. 2ª Remuneração do risco da atividade creditícia. Tabela 1 HISTÓRICO - REDUÇÕES DOS JUROS PROMOVIDAS PELO BB

Linhas de Crédito Cartão Ourocard Empresarial(*) Cheque Especial(*) BB Capital Giro Mix Pasep Desconto de Cheques ACL BB Giro Empresa FlexDesconto de Títulos BNDES Capital de Giro Progeren BB Giro Cartões
Fonte: Banco do Brasil

Março 11,43 9,13 2,16 1,65 1,36 1,54 1,45 0,99 1,53

12/abr 3,00 9,13 2,16 1,35 1,26 1,44 1,35 0,96 1,43...
tracking img