Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 2
Web Aula 1 – Políticas Econômicas
Olá pessoal! Bem-vindos à nossa primeira web aula desta segunda unidade, da disciplina de Economia e Modelos de Gestão. Na web anterior, nós conhecemos, primeiramente, alguns conceitos básicos da economia; em seguida, nós fomos apresentados à “lei da oferta e demanda” e conhecemos um pouco sobre o mecanismo de funcionamento dos mercados. A lei daoferta e demanda, como observado, ilustra como as pessoas tomam decisões de compra e venda. Nesse sentido, há uma análise individual, ou microeconômica, como os economistas gostam de chamar.
A partir de agora, nós avançaremos um pouco mais e conheceremos um outro lado da economia, que não aborda as decisões individuais, mas o funcionamento da economia como um todo. Esse ramo da economia é conhecidocomo macroeconomia.
É muito importante entender que a diferença entre microeconomia e macroeconomia não está no tamanho, mas no grau de agregação. Por exemplo: ao estudar o que João decide fazer com seu salário, eu estou fazendo uma análise microeconômica; ao estudar o nível de renda e desemprego da cidade onde João mora, eu estou fazendo uma análise macroeconômica. E se eu estivesse analisando onível de desemprego do bairro onde João mora? A análise seria microeconômica ou macroeconômica?
A análise continua sendo macroeconômica, pois não estou estudando indivíduos, mas um conjunto de famílias, de forma agregada. Na análise macroeconômica, não cabe estudar se João ou Maria estão desempregados, mas o percentual de toda a cidade ou bairro que está sem emprego.
A macroeconomia está maispróxima de nós do que pensamos: o noticiário jornalístico, por exemplo, é lotado de notícias macroeconômicas, como por exemplo, informações sobre a inflação, taxa de juros, desemprego. Além disso, o governo é responsável pela condução das políticas macroeconômicas no país; ou seja, o governo gerencia a economia do país, com resultados sobre todos nós.
Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre essaspolíticas macroeconômicas, que podemos chamar simplesmente de “políticas econômicas”, como são popularmente conhecidas. O governo tem quatro grandes objetivos de política econômica:
• Redução do desemprego e aumento do crescimento econômico;
• Redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços);
• Equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior)
•Justa distribuição da renda.
A grande questão é como conciliar os quatro objetivos. Embora todos sejam importantes, o cumprimento de um deles pode implicar no descumprimento de outros. Por exemplo: o governo brasileiro, atualmente, tem priorizado a redução da inflação.
A questão é que, para reduzir a inflação, o governo pode se valer de medidas que atrapalham o crescimento econômico. Exemplo:aumento das taxas de juros. Para entender melhor o papel dos juros, assista ao vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=6A51lzDBXSU&feature=channel

Pode-se observar, ao assistir ao vídeo, que há uma pressão sobre o governo para redução das taxas de juros. Isso porque, ao reduzir os juros, estimula-se o consumo das pessoas, o que “aquece” a economia e gera crescimento econômico. Porém, quandomuita gente começa a comprar demais e as empresas começam a vender mais do que conseguem produzir, há uma tendência para que os preços aumentem; em outras palavras, pode ocorrer inflação!
Outro exemplo de política econômica é a recente redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Assista ao vídeo abaixo, sobre o tema:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM962948-7823-REDUCAO+DO+IPI+ESTIMULA+A+VENDA+DE+CARROS,00.html
Ao reduzir alguns impostos, o governo também “aquece” a economia, pois estimula a venda de carros. Com isso, menos pessoas ficam desempregadas e o país exporta mais. Podemos observar três objetivos de política econômica cumpridos nessa situação: estímulo ao emprego e ao crescimento econômico, melhoria da distribuição da renda (indiretamente) e...
tracking img