O ato de ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ATO DE LER 

Luzia Chamosa Rivas d'Amore

No Brasil, nós encontramos inúmeros problemas na área da leitura: formação deficitária do professor; falta derecursos financeiros para aquisição de livros; falta de bibliotecas nas escolas ou de condições adequadas ao seu uso (acervo pobre, inexistência de bibliotecária etc.); os meios de comunicação de massa queatraem pelos seus inúmeros recursos audiovisuais e não exigem uma educação formal para sua compreensão, pois estão a serviço da ideologia da classe dominante.

A maioria da população brasileira nãotem acesso à ciência e a cultura, pois fica “passivo” diante da televisão, já que este é o único meio de informação e de lazer. Somente o acesso à “verdadeira” leitura, à obras de arte, cinema eteatro possibilitará o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. A compreensão do que se lê não é apenas um ato racional, porque a leitura é um processo contínuo de atribuições de significados. Para sedesenvolver como um indivíduo idiossincrático, é necessário poder escolher o que se quer ler, fazer suas próprias descobertas, elaborar, criticar e divulgar o conhecimento. Através da literatura, oindivíduo pode ampliar seu conhecimento a respeito de si próprio, do outro e do mundo.

Silva, em seu livro, não tem como objetivo simplesmente levantar a problemática da leitura, mas contribuir comfundamentos psicológicos e filosóficos para chegar a novas metodologias para a educação.

O autor coloca a Fenomenologia existencial hermenêutica que estuda as operações da compreensão em suarelação com a interpretação de textos, ou seja, ler é compreender e seu interesse na psicologia essencialmente humana (existência do Homem na sua manifestação como leitor) como pano de fundo para areflexão do ato de ler.

Para desenvolver alunos autônomos, o professor não pode trabalhar somente o significado do texto, mas possibilitar a percepção de que há inúmeros sentidos. Ler envolve...
tracking img