O ato de avaliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A avaliação é um instrumento muito importante para o sucesso do trabalho educativo, visto que ela é capaz de possibilitar ao educador o estabelecimento de parâmetros para o desenvolvimento do aluno ao longo do ano letivo. Ela possibilita, também, verificar as potencialidades e as limitações de cada aluno, do plano de ensino e do professor.
Embora a avaliação desempenhe este papelde grande valia para a educação, a maior parte dos educadores não está preparada para explora - la como aliada para uma melhor qualidade do ensino. Ela é, geralmente, usada como um instrumento classificatório e excludente.
Esta pesquisa bibliográfica pode auxiliar o profissional de educação a compreender a complexidade da avaliação e principalmente, como utiliza-la como instrumento detransformação da prática docente. Apresentará o conceito de avaliação, suas características e os instrumentos que podem ser usados para avaliar.




















O ATO DE AVALIAR

Avaliar é uma ação que praticamos rotineiramente no nosso dia-a-dia. Nossas ações cotidianas exigem que, em determinadas situações, façamos análises, reflexões, para enfim tomarmos decisões que se destinem aresolver os problemas identificados. No sistema educativo esta ação não é muito diferente. O ato de avaliar precisa ser um ato de investigar falhas, necessidades, dificuldades, pontos fracos e fortes do aluno, professor, planejamento, escola, entre outros, para que se possa tomar medidas corretivas rumo ao sucesso educativo.
Embora a realidade nos mostre uma prática diferente da ideal, o ato deavaliar deve ser um processo continuo com o intuito de verificar o progresso do educando no decorrer do seu percurso de aprendizagem. Mais ainda, a avaliação deve ser compreendida como um instrumento que oferece possibilidades ao educando de expressar seu conhecimento, habilidades, competência e experiências para que as ações educativas sejam direcionadas às suas necessidades.
Infelizmente aavaliação é utilizada, na grande maioria das situações, como instrumento restrito à atribuição de conceitos e notas. Não que ela não possa, também, desempenhar este papel. O fato é que utilizá-la desta forma para verificar o nível de aprendizagem dos alunos, e consequentemente, em que grau os objetivos estão sendo alcançados, é uma ação muito próspera para os fins educativos. Entretanto, utiliza-larestritamente a este fim, acaba lapidando na avaliação uma face marginalizadora e excludente. O educador que utiliza a avaliação como recurso único de mensuração de notas, transforma o processo educativo num sistema de classificação de melhores e piores, que deixa à margem aquele que não se enquadra no perfil do bom aluno, desenhado pelo professor, sistema educacional ou sociedade, fazendo com queeste reprima as suas potencialidades que foram ignoradas.
Avaliar é, também, um processo muito mais complexo do que aparenta ser. É muito difícil avaliar o progresso individual dentro de um grupo. Cada aluno tem o seu ritmo e sua forma de aprendizagem, o que torna difícil atingir o peculiar desenvolvimento de cada educando com um plano elaborado para o grupo. Não é possível elaborar um planoindividual para cada aluno, portanto cabe ao educador observar o aluno individualmente proporcionando espaço para expor seu desempenho. A partir daí é possível retomar o planejamento com novas estratégias que contemplem, de forma geral, a necessidades de todos.

CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO

Segundo Kraemer (2007), a avaliação da aprendizagem tem seus princípios e características nocampo da Psicologia, sendo que as duas primeiras décadas do século XX foram marcadas pelo desenvolvimento de testes padronizados para medir as habilidades e aptidões dos alunos. Este caráter de medição, característica muito presente na educação tradicional, se revela ainda hoje mesmo em escolas que se dizem construtivistas, mas utilizam a avaliação como objeto de pressão psicológica mascarado...
tracking img