Pena de morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3 A pena de morte nos Estados Unidos é oficialmente permitida em 36 dos 50 Estados, bem como pelo governo federal. A grande maioria das execuções são realizadas pelos Estados, embora o governo federal mantenha o direito de usar a pena de morte, fazendo isto raramente. Cada Estado que permite a pena de morte possui diferentes leis e padrões quanto aos métodos, limites de idade e crimes quequalificam para esta penalização. Os Estados Unidos da América são o segundo país onde mais pessoas são executadas anualmente; apenas a República Popular da China possui um número maior. A pena de morte é um assunto muito controverso nos Estados Unidos.
Entre 1973 e 2002, 7.254 sentenças de morte foram realizadas, levando a 820 execuções, 3.557 prisioneiros esperando para serem executados, tendo sidocondenados por assassinato, 268 morreram de causas naturais ou suicidaram-se enquanto esperavam pela execução, 176 tiveram a pena comutada para prisão perpétua, e 2.403 foram soltos, novamente julgados e/ou resenteciados pelas cortes. Em 2004, foram realizadas 10 execuções.
Apenas 15 estados (mais o Distrito de Colúmbia) aboliram a pena de morte para todos os crimes. Em 1846 o estado de Michiganfoi o primeiro a fazê-lo, se tornando a primeira região de língua inglesa do mundo a abolir a pena de morte para todos os crimes, com exceção de traição. A decisão foi seguida por Wisconsin em 1853. Dois anos antes, ocorreu a única execução da história do estado: o enforcamento do fazendeiro John McCaffary pelo afogamento da mulher. A reação pública contra o espetáculo que a execução teria viradocontribuiu na abolição da pena de morte. Em uma consulta popular em 2006, 55% dos eleitores do estado votaram à favor da reintrodução da pena, mas os legisladores do estado se recusaram a fazê-lo. Contrariando a crença de que a pena de morte diminui os crimes, Wisconsin tem uma das taxas de crime per capita mais baixas dos Estados Unidos. Além de Michigan e Wisconsin, outros três estados da RegiãoCentro-Oeste aboliram a pena de morte: Dakota do Norte, Iowa e Minnesota.
Em 18 de março de 2009, o governador do Novo México Bill Richardson assinou uma lei abolindo a pena de morte no estado, que passou a vigorar em 1 de julho do mesmo ano. A lei, entretanto, não é retroativa, o que intensificou o lobby dos grupos de direitos humanos. De qualquer forma, o Novo México foi o primeiro estado daRegião Sudoeste a fazê-lo.
Dos seis estados da Nova Inglaterra (Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont), apenas New Hampshire e Connecticut prevêem a utilização da pena e apenas o último executou alguém na era moderna. O método foi abolido em Maine em 1887 e em Rhode Island em 1852. As últimas execuções nesses estados ocorreram, respectivamente, em 21 de novembro de1885 e em 13 de fevereiro de 1845. De 1872 a 1984 a pena de morte foi um método de punição legalizado em Rhode Island, mas nunca foi utilizado.
Outros estados do Norte do país seguiram esta tendência. A pena de morte foi abolida na Virgínia Ocidental em 1965. A última pessoa executada no estado foi Elmer Brunner em 3 de abril de 1959. Nenhuma execução pelo governo federal ocorreu desde então naVírginia Ocidental, apesar de que duas pessoas foram sentenciadas à morte em 2007. Em 24 de junho de 2004, uma decisão da Suprema Corte do Estado de Nova York declarou a punição como inconstitucional. Em 17 de dezembro de 2007 foi a vez de Nova Jérsei após o governador Jon Corzine assinar uma lei abolindo a punição. A pena era legal no estado desde 1982, mas ninguém havia sido executado desde1963. Como resultado da nova legislação, todos os oito detentos do corredor da morte tiveram suas sentenças comutadas para prisão perpétua. Nova Jérsei e Novo México foram os primeiros estados a abolirem a medida por ação do Poder Legislativo, ao invés de decisão do Poder Judiciário.
Estados e territórios ultramarinos como Havaí, Samoa Americana, Guam, Marianas Setentrionais e Ilhas Virgens...
tracking img