O aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ALUMÍNIO: CARACTERÍSTICAS GERAIS, MODO DE OBTENÇÃO E APLICAÇÕES.

Por
Edward da Silva Duarte –
RA: 5218975134
Turma: 201A

Trabalho apresentado à professora
Tatiana, do curso de Engenharia de Automação,
Na disciplina de Química.

Universidade Anhanguera
São Gonçalo, 2012

O Alumínio

O alumínio, em suas características gerais, é um elemento metálico que possui leveza,condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão.Além disso, também é infinitamente reciclável. As suas diversas características lhe permitem ser utilizado de várias maneiras. Quimicamente falando, o alumínio tem como símbolo Al, possui número atômico 13 e massa atômica 27 u. Esse é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre.
Sobre a história do alumínio, de acordo com OManual de Fundamentos e Aplicações do Alumínio, foi descoberto por Sir Humphrey Davy em 1809, tendo sido isolado pela primeira vez em 1825 por H. C. Oersted. Mas, foi apenas 77 anos depois, que um processo de redução industrial econômico foi desenvolvido para a sua redução. Nesta mesma época, dois cientistas, um dos EUA e outro da França, tiveram a mesma idéia, inventaram um mesmo processoeletrolítico para reduzir a alumina em alumínio. Este processo é utilizado até hoje.
No Brasil, há uma grande reserva de Bauxita, detém a terceira maior reserva do mundo. O país também é o sexto maior produtor mundial de alumínio em sua 
forma bruta e é o nono maior consumidor do metal no planeta.

A obtenção do alumínio

O processo de obtenção do alumínio começa a partir da Bauxita, que “é umamistura natural de óxidos de alumínio, antes considerada mineral. Seu principal componente é o Al2O3.” Daí, é retirado a alumina, a matéria prima para fabricação do alumínio, por um processo de redução até que se obtenha o alumínio. Mas até que se chegue ao produto final, uma série de reações químicas ocorre. A bauxita é extraída geralmente a céu aberto com a ajuda de uma retroescavadeira.Depois de minerada, a bauxita é transportada para a fábrica, onde chega ainda em seu estado natural. Lá, é iniciada a primeira de muitas reações químicas. A bauxita é moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, que a transforma em pasta. Aquecida sob pressão e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa por processos de sedimentação efiltragem. Nesta etapa, são eliminadas todas as impurezas e a solução restante fica pronta para que dela seja extraída a alumina.
Em equipamentos chamados de precipitadores, a alumina contida na solução é precipitada pelo processo de "cristalização por semente". O material resultante precisa ser lavado e seco por aquecimento. Assim, é obtido o primeiro estágio da produção de alumínio: a alumina, que seapresenta sob a forma de pó branco e refinado, de aspecto semelhante ao açúcar.
Nesta fase, o processo químico denominado Bayer é o mais utilizado. Nele, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Estes cristais são secos e calcinados a fim de eliminar a água. Então, aalumina é finalmente transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise.
Disponível em: > http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/about_made.asp < Acesso em:15/09/2012

Etapas de produção do alumínio:

Algo mais sobre o alumínio
Soluções sustentáveis do alumínio para a construção civil:
* Grandes vãos - Aproveitamento máximo da iluminação natural;
* Coletor deenergia solar - Sistemas utilizam a energia solar para aquecimento de água e utilizam alumínio em razão de sua leveza e elevada condutibilidade térmica;
* Painéis fotovoltaicos - Fachadas de vidro e alumínio podem receber painéis fotovoltaicos para captação e transformação de energia solar em energia elétrica;
* Conforto térmico - Tecnologias permitem maior conforto térmico interno, com...
tracking img